Notícias

Protocolo de intenções para desenvolvimento de corredor turístico em Minas Gerais é assinado

Iniciativa da Anglo American em parceria com prefeituras locais visa interligar atrativos de Lagoa Santa até Diamantina (MG), em uma extensão de cerca de 250 km da MG-010 e da Via Saint-Hilaire (LMG-735).

Crédito: Divulgação Anglo American

Com objetivo de interligar atrativos naturais e históricos, manifestações culturais e folclóricas, além de eventos artísticos, esportivos e de aventura em Minas Gerais, a Anglo American e diversas prefeituras municipais formalizaram hoje (13/12) um compromisso para o desenvolvimento de um corredor turístico que ligará o município de Lagoa Santa até Diamantina (MG). Além dessas duas cidades, fazem parte da iniciativa Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro, Congonhas do Norte, Dom Joaquim, Jaboticatubas, Morro do Pilar, Santana do Riacho e Serro.

Assinado no escritório da mineradora, em Conceição do Mato Dentro, na presença de representantes públicos, o protocolo de intenções visa criar uma identidade turística em comum dentro de uma extensão de cerca de 250 km da MG-010 e da Via Saint-Hilaire (LMG-735), a partir da conexão de um eixo principal de transporte que abriga a Serra do Espinhaço. A possibilidade de criação desse corredor surgiu de um estudo elaborado pela Anglo American, em 2020, contemplado em seu Programa de Desenvolvimento Regional Colaborativo, no qual o turismo foi identificado e confirmado pelos principais públicos de interesse locais como um setor prioritário para a diversificação econômica da região.

“Enxergamos no turismo grande potencial de alavancagem para o desenvolvimento socioeconômico. Este projeto, alinhado ao nosso propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas, propõe a integração do turismo regional, otimizando investimentos, atraindo novas oportunidades comerciais e conferindo maior visibilidade para os atrativos do território”, explica Ivan Simões, diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Anglo American.

Com a assinatura desse acordo, serão realizados trabalhos de potencialização do turismo regional, com o desenvolvimento de políticas públicas e parcerias com o setor privado voltadas para o fortalecimento dessa cadeia de valor. “O corredor será responsável por interligar regionalmente projetos, rotas e circuitos de turismo já existentes, beneficiando todos os municípios participantes. Será uma grande experiência aos turistas que buscam conhecer a riqueza cultural, histórica e natural da região da Serra do Espinhaço”, ressalta o prefeito de Conceição do Mato Dentro, José Fernando Aparecido de Oliveira.

“O projeto busca o desenvolvimento econômico e social da região, por meio de uma estrutura integrada e um planejamento que irá somar esforços de todos os municípios envolvidos neste corredor, em vista de um produto único, mas sem deixar de lado as especificidades locais”, afirma o prefeito de Jaboticatubas, Eneimar Marques. “Todos os municípios e distritos envolvidos neste corredor turístico terão a oportunidade de trocar boas experiências e trabalhar em conjunto”, completa o prefeito de Diamantina, Juscelino Brasiliano Roque.