Quem Somos

ANTÔNIO CLARET SOARESANTÔNIO CLARET GUERRA
Jornalista pela UFMG e Diretor-Geral do MG Turismo
Sócio-administrador da Tour Press Jornalismo Ltda
Mestre em Administração com ênfase em Mídias Sociais e Turismo
MBA em Administração – Gestão Empresarial
Membro do Conselho Estadual de Turismo de Minas Gerais e Municipal de Belo Horizonte
Membro do Conselho de Turismo da ACMINAS
Conselheiro do Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas de Belo Horizonte
Vice-Presidente e fundador (em 1983) da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – ABRAJET-MG
Veja o currículo Lattes completo – http://lattes.cnpq.br/7108819594615725

Diretor-Geral do Jornal MG Turismo
Jornalista MG 02142/JP
claret.mgturismo@uol.com.br
(31) 99281-2448

Jornalista e viajante mundo afora

Natural de Moema, Antônio Claret Guerra é jornalista atuante na área de Turismo, formado pela UFMG. Nasceu poucos dias depois que o antigo distrito da região de Bom Despacho tornou-se uma nova cidade de Minas Gerais e da República Federativa do Brasil, em 16 de dezembro de 1953.

Fundador e diretor-presidente do “Jornal MG Turismo”, Antônio Claret aguarda a oportunidade para divulgar o potencial turístico de Moema e outras cidades da região – com parcerias diversas, especialmente empresas e lideranças municipais. Imagino as áreas de turismo rural, incluindo a pesca nas lagoas e no Rio São Francisco, além das festas cívicas, religiosas e populares, com destaque para o vibrante Reinado de Nossa Senhora do Rosário.

Tudo indica que foi na Agência Postal de Moema, dirigida por sua mãe, Ester Pinto Guerra, que surgiu a vocação de jornalista. Assim, muito cedo teve contato com os jornais, em cujos nomes e manchetes aprendeu a ler mesmo antes de freqüentar o Curso Primário. Foi quando adquiriu o gosto pelos livros. Isso aconteceu principalmente depois de ler o “João Bolinha virou gente”, do escritor mineiro Vicente Guimarães, e os livros do paulista Monteiro Lobato. São obras que, apesar de escritas muitos anos atrás, transcenderam seu próprio tempo e espaço, e ainda são atuais em muitos temas e reflexões.

Hoje, é Mestre em Administração com ênfase em Mídias Sociais, MBA em Gestão Empresarial, e como entusiasta da chamada Educação Permanente – que se estende ao longo da vida –, depois dos 60 anos de idade esse mineiro demonstra grande motivação ao cursar matérias de Doutorado na UFMG.

Esse filho de dona Ester e Antônio Guerra iniciou o curso primário em Moema. Explica, em suas memórias: “Fiz o primeiro ano no Grupo Escolar Caramuru. Desisti de continuar na escola, para ficar mais tempo com meu pai, já se aproximando dos 70 anos de idade. Com ele, aprendi muito em meu tempo de criança.” No tempo de sonhos e brincadeiras, cultivou também suas primeiras amizades, destacando-se como seu maior amigo, o Clóvis Lacerda, tio do prefeito Julvan.

Pouco depois, com a morte repentina de Antônio Guerra, a família do Claret mudou-se para Bom Despacho, também sua cidade , porque Moema pertencia a Bom Despacho até 1953. Tinham então, as duas cidades, uma história comum: quase as mesmas famílias, os mesmos costumes do interior de Minas, além de uma pequena distância geográfica, vencida hoje em cerca de trinta minutos por estrada asfaltada. Em Bom Despacho, Claret terminou os estudos de 1º grau no Grupo Escolar João Dornas Filho e no antigo Ginásio Industrial, prosseguindo-os no Colégio Tiradentes da Polícia Militar.

Na Universidade, Claret conquistou o primeiro lugar da turma, sendo agraciado com o Prêmio Geraldo Teixeira da Costa, instituído pelo jornal “Estado de Minas”. Trabalhou em nosso Estado como repórter, redator e noticiarista da antiga EBN – Empresa Brasileira de Notícias, e da Radiobrás, sediadas em Brasília.

O jornalista e empresário Claret Guerra, como é mais conhecido, é um dos fundadores da Abrajet – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo. Em 2018, ao lado de colegas do Rio Grande do Sul, fundou a Associação Brasileira de Blogueiros e Jornalistas de Turismo, da qual é o presidente em Minas Gerais. É membro efetivo do Conselho Estadual de Turismo, órgão de assessoria do governo de Minas Gerais e dos Conselhos de Turismo de Belo Horizonte e da Associação Comercial de Minas (AC Minas).

Antônio Claret é casado com Suely Calais Guerra – mineira de Belisário, região de Muriaé-MG –, diretora e colunista do “Jornal MG Turismo” e funcionária da Assembleia Legislativa de Minas. O casal tem dois filhos: Pedro Henrique Calais Guerra, formado pela UFMG, é mestre e doutor em Ciência da Computação, com estudos nos Estados Unidos e viagens de estudo e trabalho em Israel, África do Sul, França e Austrália; e Lívia Calais Guerra Ribeiro, médica veterinária pós-graduada pela UFMG, com experiências de trabalho no Brasil e na Austrália. É casada com Marcelo Batista Ribeiro, administrador de empresas. Claret será avô em 2019, com o nascimento do primeiro filho de Lívia.

Em viagens de trabalho, a convite de autoridades de vários Governos e empresários do setor do Turismo, Suely e Claret estiveram em todas as regiões do Brasil e principalmente nos mais importantes países da Europa e das Américas, produzindo matérias jornalísticas divulgadas no Brasil e no exterior. Destaco as atividades desenvolvidas em Israel, Egito, Rússia, Marrocos, Uruguai e Canadá. Mas a emoção maior, segundo nos relata Antônio Claret, foi no Vaticano, quando receberam a bênção de Sua Santidade, o Papa João Paulo II.

Claret herdou de sua mãe uma religiosidade própria dos mineiros, tão presente nas cidades do interior. Manifesta devoção por Santa Rita de Cássia e visita com frequência a Igreja da Santa em Belo Horizonte. Aos sábados, vai também ao Hospital Mário Pena para visitar cancerosos indigentes, o que faz há 30 anos. Católico praticante, como seus pais, frequenta a missa dominical em Belo Horizonte na Igreja de Santana, na Serra. Nas viagens ao exterior, busca conhecer diferentes culturas e gosta de ir a templos judaicos (sinagogas) e muçulmanos (mesquitas). Já participou de cultos na Sinagoga de Jerusalém e na Mesquita Azul, em Istambul (Turquia) – e em Marrakech, no Marrocos.

Um dos acontecimentos marcantes da vida de Antônio Claret foi o atentado ocorrido em Nova York em setembro de 2001, onde estivera com Suely e Lívia, sua filha, poucos dias antes dos ataques contra o “World Trade Center” – as famosas Torres Gêmeas da grande cidade norte-americana. A respeito desse acontecimento, lembra que “difícil será apagar da memória a imagem deslumbrante que se descortinava das Torres Gêmeas, onde temos a impressão de ver toda a grandeza de Nova York. Mais difícil ainda foi assistir pela televisão, já em Belo Horizonte, a cena dramática dos dois aviões comerciais atingindo as torres, num atentado terrorista que parecia o início de uma nova Guerra Mundial. Felizmente já estávamos no Brasil; no entanto, preocupados com o destino da humanidade nesse começo do século 21”.

Encerrando sua entrevista, nosso personagem lembra com emoção, de repetidos sonhos com momentos alegres, além de outros revelando sua tristeza de menino que, ainda muito pequeno ficou órgão de pai, em nossa querida Moema, doce terra de Minas, onde Antônio Guerra descansa de uma vida longa e difícil, mas cheia de amor pela sua família, seu povo e seu país.