Por Rogerio Zola Santiago – Crítico pela Indiana University, USA
Alberto Wu, repórter fotográfico, escreve: “Considero Raquel Tostes nascida para a Arte. Desde muito cedo, mostrou-se inclinada à pintura, tendo como sua característica a utilização profusa das cores que consegue mesclar de maneira coerente, viva, divertida e alegre.
A artista vê e retrata a vida por meio de seus quadros, nos quais está refletido esse dom que seus pais a incentivaram a seguir. Graduou-se na Fundação Escola Guignard.
Neste ano irá fazer especialização numa famosa escola de arte na Europa, Universidade de Granada, Espanha.
Admiro esta artista plástica contemporânea e mineira de grande valor, que também se destaca no cenário da Moda.
Quem a conhece distingue com facilidade as suas obras pelas suas características peculiares de exemplar uso de matizes múltiplos em temáticas sensíveis que vão da natureza emocionada, ao teor naive (inocente) e à figuração de mulheres espanholas e flores”. Alberto Wu, 2023
Graduada em Artes Plásticas pela Escola Guignard (Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG) em 2018, com habilitação em pintura.
Participou da 15ª edição do “Projeto Atelier’s, pintura coletiva, arte plural”, sob coordenação de Iara Abreu, que ocorreu no ateliê “Cubo Mágico”, do artista Gedeon Messias, em 2018.
Participou também da exposição virtual “Antropofagia, canibalismo da cultura estrangeira, arte criativa e experimental, identidade nacional”, ocorrida no contexto do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, em 2022, com curadoria de Iara Abreu. Além disso, recentemente fez um trabalho de pintura no ateliê Anna Barroso, uma loja de sapatos no bairro de Lourdes, em Belo Horizonte.