Produtos e serviços turísticos foram negociados com grandes empresas do setor durante evento em São Paulo
Receptivos das rotas turísticas mineiras Café do Cerrado Mineiro e Bahia-Minas, apoiados pelo Sebrae Minas, negociaram com mais de 50 agências e operadoras de viagens, e DMOs (Destination Marketing Organization) – organizações que fornecem informações aos viajantes – internacionais e nacionais durante o WTM Latin America. Os encontros aconteceram nos dias 16 e 17 de abril, em São Paulo.
“A participação de Minas Gerais em um dos eventos mais importantes da América Latina não só atraiu a atenção dos principais players do setor, mas também possibilitou novas conexões comerciais que podem resultar em futuras parcerias e a promoção das duas rotas prioritárias do estado O objetivo é fortalecer a imagem de Minas Gerais como destino turístico diversificado e de experiências únicas, fomentando o desenvolvimento econômico nos territórios”, afirma a analista do Sebrae Minas Nádia Giannini.
Durante os encontros, os receptivos da Rota Café do Cerrado Mineiro apresentaram pacotes de um a quatro dias com quatro experiências em fazendas, cafeterias e torrefações da primeira região do país a receber a Indicação Geográfica (IG), na modalidade Denominação de Origem (DO).
“Tivemos um retorno muito bom durante as negociações da WTM. Apresentamos opções de passeios para turistas que querem conhecer e vivenciar todas as etapas de produção do café. Desde o plantio, florada da planta e colheita até o processamento do produto na torrefação. Ao final, o turista recebe um café, literalmente, para chamar de seu. Alguns pacotes também incluem degustação da bebida acompanhada por quitandas e comidas típicas da nossa região”, explica Poliana Gonçalves, da coffee roaster Porto Feliz.
Os pacotes são personalizados de acordo com a disponibilidade do visitante. Os valores dos passeios variam entre R$ 160,00 a R$ 390,00 por pessoa, mas podem sofrer alterações conforme a temporada, quantidade de experiências e visitantes por passeio.
Atualmente, oferecem experiências turísticas as fazendas de Patrocínio: Agro Nunes (Nunes Coffee), Bela Vista (Alado Coffee), Rainha da Paz (Famíglia Montanari), Santa Cruz da Vargem Grande (AgroBeloni), além da Cafeteria Dulcerrado by Expocaccer e Coffee Roaster Porto Feliz. Porém, com o apoio do Sebrae Minas e a Secretária de Estado Cultura e Turismo (Secult), a Rota Café do Cerrado Mineiro deve ser ampliada, viabilizando passeios para Patos de Minas e outras cidades da região.
“O Sebrae Minas está conosco, há muitos anos, no trabalho de fortalecimento do agronegócio mineiro e no posicionamento da marca Região do Cerrado Mineiro como principal produtora de café especial do país. Agora, também tem contribuído efetivamente na estruturação e promoção do potencial turístico da região associada à produção de café, tornando a rota um produto desejado e visto por viajantes que procuram por novas experiências”, justifica Poliana.
Entre as operadoras de viagem que mostraram interesse na rota mineira, está a Sanchat Tour. Esse ano, a empresa especializada em passeios pelo Caribe estabeleceu uma parceria com uma operadora mexicana, para atuar no mercado brasileiro, além de outros países. De acordo com Vânia Vaz, do Departamento de Operações da Sanchat Tour, após a pandemia o turismo no país cresceu, e as pessoas passaram a valorizar ainda mais as experiências, principalmente, dentro do Brasil.
“Existem alternativas incríveis de passeios que vão além do Rio de Janeiro e do Sul do país, um exemplo é a Rota Café do Cerrado Mineiro. Sou mineira e quando me apresentaram a rota meus olhos brilharam. Assim como há a experiência gastronômica e nos vinhedos, porque não uma do café? Muito original e uma ótima opção de passeio para apaixonados por café como eu. Vou apresentar essa novidade para nosso gerente de produtos e avaliar a possibilidade de viabilizar esses produtos para o mercado”, explica Vânia.
Estreante
Participando pela primeira vez de um evento de projeção internacional, a Rota Bahia-Minas, também marcou presença nos encontros de negócios da WTM Latin America. O receptivo Trilhas Turismo e Eventos, de Ladainha, representado pelo Wender Gomes, mostrou aos compradores as diversas medalhas dos eventos esportivos já realizados na região, e ainda, apresentaram os atrativos do mais novo percurso cicloturístico do estado, por onde passava a antiga linha férrea que ligava o Sul da Bahia a Minas Gerais. “Os vales do Mucuri e Jequitinhonha têm um potencial turístico, mas estava adormecido. Foi então que o Sebrae Minas mobilizou todos os municípios ao longo da antiga ferrovia para formar uma rede de parceiros com a missão de fomentar o turismo regional, tornando uma alternativa a mais para a geração de emprego e renda para a população”, conta Gomes.
A rota oferece opções de passeios de bicicleta por quatro trechos repletos de paisagens naturais com matas intocadas, montanhas, cachoeiras e riachos. Além disso, os turistas têm a oportunidade de saborear a gastronomia local, participar de apresentações culturais, visitar o patrimônio histórico da região, e ainda conhecer a história de moradores que presenciaram o começo e o fim da Estrada de Ferro Bahia-Minas. “O visitante simplesmente pega a bicicleta e vivencia experiências únicas da Rota Bahia-Minas. Ele conhece a história, a culinária, e ainda é recebido na casa dos moradores como se fosse da família. Isso deixa o ciclista encantado”, garante o empresário.
Balanço
A WTM Latin America 2024 terminou nesta quarta-feira (17/4). Segundo os organizadores, em três dias, o evento ultrapassou a expectativa dos 27 mil visitantes. Ao todo, foram promovidas 50 conferências sobre tendências e novidades do setor. Além disso, mais de 600 expositores de 40 países participaram desta edição da feira.
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