Notícias


Reforma de imóvel: empréstimo pode ser alternativa para negociar descontos nos materiais e na mão de obra

Foto: iStock

Quem nunca começou uma reforma e percebeu durante o processo que os gastos seriam maiores do que o previsto? 

Após a aquisição de um imóvel próprio, vem sempre aquela vontade de deixar o ambiente com nossa carinha, não é mesmo? Mas como garantir que nossos desejos sejam atendidos mesmo com um orçamento apertadíssimo e sem nos enrolarmos em dívidas e mais dívidas? 

Um bom planejamento financeiro faz parte de qualquer plano de vida, seja aquisição de um imóvel ou de um carro, um casamento, a reforma de um apartamento, ou a aquisição de um empréstimo; em todos os casos mencionados anteriormente, é importante garantir segurança financeira para não cair em parcelas impossíveis de serem quitadas. 

Para isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a fazer a tão sonhada reforma e ainda economizar! Mas, antes, precisamos entender o que é um financiamento para reforma, como a modalidade funciona e quais são as suas vantagens.

Caso não seja possível lidar com os custos de uma reforma à vista, o financiamento surge como uma das alternativas mais vantajosas: é uma modalidade voltada para pessoas físicas que precisam de um auxílio na realização de obras de reparo ou até mesmo para a construção de um imóvel do zero. No entanto, o custeio se restringe à compra de materiais de construção e decoração, não englobando projetos arquitetônicos ou planejamentos mais amplos.

Para esses projetos mencionados anteriormente, não incluídos no financiamento para reforma, existe a categoria de empréstimo home equity: na modalidade, você apresenta um imóvel quitado como garantia de pagamento das parcelas. É uma ótima alternativa, já que possuem valores mais altos disponíveis, as taxas de juros mais baixas do mercado e reduzem consideravelmente as chances de inadimplência. 

Após decidir o melhor financiamento para sua realidade, é hora de seguir um step-by-step para garantir uma reforma de sucesso na sua casa:

Planejamento

Nesta etapa, pense nos reparos que devem ser feitos e na modalidade de pagamento da sua preferência. Um financiamento ou empréstimo vai garantir a conclusão de todos os reparos e uma economia considerável, basta organizar suas finanças e optar por parcelas que não pesem no seu bolso. O importante é conseguir decidir pelo fornecedor que te dá o melhor custo-benefício.

Orçamento

Neste sentido, é necessário que você defina um cronograma detalhado de obra e tente, ao máximo, prever quaisquer imprevistos. Se preparar para situações inesperadas nos ajuda a não extrapolar o orçamento anteriormente calculado.

Negociação

É possível garantir descontos na compra de materiais e na negociação de mão de obra, sobretudo em pagamentos à vista. Mesmo que você tenha todo o dinheiro em mãos, é importante conversar para aproveitar as melhores condições.

Fornecedores e mão de obra

Para encontrar os melhores fornecedores, é importante que faça orçamento em diferentes empresas e/ou prestadores de serviços. Além disso, atrelado ao passo anterior, tente sempre negociar os preços, seja com fornecedores de materiais ou na mão de obra.