Notícias

Região de Barreiro, em BH, recebe investimentos da Codevasf para oportunidades na cadeia de confecção e moda

A cadeia produtiva da confecção e da moda na região metropolitana de Belo Horizonte (MG) recebeu investimentos de cerca de R$ 200 mil da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para estruturação de atividades de fomento à produção e desenvolvimento do segmento.

Foto: divulgação/Codevasf

Na sexta-feira (8), foi entregue à comunidade do bairro Barreiro, na capital mineira, as instalações do Viaduto Arte e Costura, um espaço que funciona na área do projeto Viaduto das Artes e que será utilizado para capacitações e execução de projetos para inserção de pessoas da região na cadeia produtiva da confecção e da moda. Um desfile com peças já produzidas marcou a inauguração. 

Os recursos investidos pela Codevasf foram aplicados no repasse de máquinas e equipamentos e na realização de cursos na área de moda, com conteúdos como planejamento e desenvolvimento de coleções, modelagem básica e industrial e Moda Upcycling.

Segundo a analista em Desenvolvimento Regional da Codevasf Cleonice Elias, responsável pelas ações da Companhia na cadeia produtiva da confecção e moda em Minas Gerais, a empresa tem feito diversos investimentos na atividade e agora une esforços com a Associação Viaduto das Artes para promoção de ações de capacitação e criação de oportunidade para a população da região do bairro Barreiro, onde residem cerca de 300 mil habitantes.

“A Codevasf está investindo na estruturação do projeto Viaduto Arte e Costura, pois acredita que a iniciativa tem grande potencial para inserção de pessoas dessa região no mercado de trabalho que se abre na cadeia produtiva da confecção e da moda. Projetamos que as capacitações aliadas ao acesso a modernas máquinas e equipamentos possam atuar para melhoria dos processos produtivos e para geração de emprego e renda, contribuindo assim para reduzir as desigualdades regionais no território mineiro”, explicou.

Ela ainda acrescentou que com a ampliação da área de atuação da Codevasf no estado de Minas Gerais, que levou à criação 16ª Superintendência Regional com sede em Belo Horizonto (MG), tornou ainda mais importante o desenvolvimento dessa cadeia produtiva.

O potencial da atividade para geração de trabalho e renda e desenvolvimento da região metropolitana da capital mineira foi destacado pelo superintendente da 16ª Superintendência Regional da Codevasf, com sede em Belo Horizonte. “Na região metropolitana de Belo Horizonte, as ações de confecção e da moda tem um grande potencial de geração de emprego e renda, inclusive na própria capital mineira, que possui uma cadeia produtiva devidamente estruturada. No entanto, há a necessidade de investimentos públicos que apoiem de maneira diferenciada o desenvolvimento desses empreendimentos, especialmente em região como a do bairro Barreiro”, defendeu Antônio Romeu Pereira Souto Filho.

O setor de vestuário na região metropolitana de Belo Horizonte emprega atualmente 24 mil pessoas, segundo dados do APL Vestuário do estado de Minas Gerais.

A estruturação de atividades produtivas é uma das estratégias da Codevasf para estimular a sustentabilidade social, econômica, ambiental e cultural das famílias dos territórios da área de atuação da empresa pública. Além do atendimento a projetos e iniciativas produtivas de pequenos produtores em comunidades rurais, como piscicultura e apicultura, a Companhia também vem atendendo o público da indústria da confecção e da moda.

Viaduto das Artes

A Associação Viaduto das Artes é uma organização da sociedade civil de Belo Horizonte (MG) que mantém o equipamento cultural e multidisciplinar de mesmo nome no bairro Barreiro, sudoeste da capital mineira, e que atua com projetos culturais, sociais e educacionais para a população daquela região.

Foto: divulgação/Codevasf

Codevasf — A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e atua em 2.688 municípios, em 16 unidades da federação. A Empresa, que completará 50 anos em julho deste ano, mantém 36 projetos públicos de irrigação na bacia do rio São Francisco. A Companhia executa políticas públicas voltadas à promoção de desenvolvimento regional, com projetos nas áreas de infraestrutura, segurança hídrica, agricultura irrigada, revitalização de bacias hidrográficas e economia sustentável.