Casarão onde aconteceu a “Convenção de Itu”, em 18 de abril de 1873, se transformou no Museu Republicano, 50 anos depois
Em 18 de abril de 1873, em um sobrado localizado na cidade de Itu, aconteceu uma reunião de políticos, proprietários de fazendas de café, comerciantes e artistas para discutir as circunstâncias do país. O encontro, conhecido como “Convenção de Itu”, é considerado o marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.
Na mesma data, mas 50 anos depois (1923), o casarão foi transformado pelo então presidente do Estado de São Paulo, Washington Luis Pereira de Sousa, no Museu Republicano Convenção de Itu. Do encontro de 1873, a instituição guarda o Livro de Ata da Convenção e, de seus participantes, uma coleção de pinturas encomendadas pelo diretor do Museu, Afonso Taunay.
“O Museu Republicano guarda documentos, imagens e objetos sobre a República brasileira e sobre fatos e personagens ituanos. É uma instituição de grande relevância para refletirmos sobre a história do nosso país e da cidade de Itu”, diz a Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego, supervisora da instituição.
Exposições – Com entrada gratuita, o Museu Republicano conta com exposições de longa duração e outras temporárias. Conheça as exposições relacionadas à Convenção de Itu e à fundação do Museu Republicano:
Transformações do edifício do Museu Republicano – apresenta, por meio de uma linha do tempo, a trajetória do edifício histórico desde o século 19 até os dias de hoje.
Galeria dos Convencionais – expõe retratos dos participantes da Convenção que ocuparam as paredes do Museu no dia de sua inauguração em 1923.
Primeiros acervos – conta com objetos e peças de mobiliário doados para o Museu pelos ex-presidentes Prudente de Morais e Washington Luís.
Montagem da Sala da Convenção – reúne móveis comprados por Afonso Taunay, primeiro diretor do Museu Republicano, e telas dos convencionais para recriar o ambiente da reunião de 1873.
Circulações da Convenção de Itu – expõe imagens e objetos contemporâneos que fazem menção à reunião ocorrida em 1873.
Maestro Elias Álvares Lobo – apresenta o piano, partituras e objetos pessoais do maestro que esteve presente na Convenção de Itu.
Localizado à Rua Barão do Itaim, 67, no Centro Histórico de Itu, o Museu Republicano de Itu funciona de terça a domingo, das 10h às 17h. Para conhecê-lo virtualmente, clique aqui.
Crédito da foto: Pixabay