Confira quais são as principais estratégias para maximizar os benefícios recebidos pelo seguro social durante a terceira idade
Quando se é jovem, pensar no período de aposentadoria parece até um exagero, considerando que é um benefício alcançado somente na terceira idade. Contudo, levando em consideração as diversas mudanças e requisitos impostos ao longo dos anos, acaba sendo muito prudente se planejar bem para esse momento – especialmente quando se deseja obter uma renda mais alta e segura.
Com as regras de previdência social se tornando cada vez menos flexíveis, muitas pessoas já deixaram de entregar sua aposentadoria exclusivamente ao governo e buscam meios alternativos de complementar sua renda no futuro. Avaliar minuciosamente essas opções é um passo importante para garantir que todos os seus objetivos de longo prazo possam ser realizados no futuro.
Esse planejamento sempre vai depender dos objetivos pessoais de cada um – o que também está passível de mudar com o passar do tempo, mas nenhuma precaução tomada será perdida. Algumas pessoas podem querer aproveitar essa fase da vida para viajar e fazer tudo que não tiveram oportunidade antes, enquanto outras podem desejar apenas uma segurança financeira maior para sua família.
De uma forma ou de outra, o primeiro passo é definir esses objetivos para ser possível estipular um valor médio que será necessário para alcançá-los. Aqui, é importante se lembrar que, no futuro, o dinheiro vai valer menos do que vale hoje, então esse é um processo que inevitavelmente precisará ser estipulado, já que não é possível prever com exatidão os fatores econômicos de um período tão extenso.
Feito isso, chega o momento de agir, pois, para garantir uma boa aposentadoria daqui a algumas décadas, torna-se necessário tomar providências desde cedo. As pessoas mais regradas nesse quesito não se deixam depender somente da previdência social do INSS para ter renda na terceira idade; torna-se necessário providenciar diferentes fontes de renda para garantir uma vida financeiramente mais estável.
Sendo assim, o planejamento de aposentadoria também envolve medidas como investimentos diversos ou até mesmo uma previdência privada. A diversificação de ativos é o segredo para conseguir fazer o dinheiro render em longo prazo, e isso pode ser feito tanto por investidores iniciantes quanto pelos mais experientes. Aplicar parte da renda em vários tipos de investimentos resulta em mais ganhos, o que por sua vez pode ser aplicado em uma previdência privada.
É claro que tudo isso exige um conhecimento mínimo de como o mercado financeiro funciona, além de uma análise mais cuidadosa de riscos e taxas envolvidas. Por isso, é um processo que exige tempo e planejamento; quanto mais cedo for colocado em ação, maiores as chances de garantir uma aposentadoria tranquila e estável no futuro.