Capacitação técnica, workshops, lançamento de ferramentas, debate sobre tendências, apresentação de cases e visita técnica marcam vigésima sexta edição do encontro, que terá suas 315 toneladas de CO2 compensadas em projeto brasileiro
“Em todo o mundo, 2023 não tem sido um ano fácil, mas seguimos resilientes e fortes, apoiando toda indústria, de modo a criar um futuro melhor para nossos clientes”. A afirmação é de Shinji Kamio, CEO do JTB, um dos maiores grupos turísticos do mundo, do qual a Europamundo Vacaciones faz parte, e foi dita durante a abertura da Convenção Europamundo 2023, na noite de 27 de outubro.
O executivo, que participa pela primeira vez da Convenção Europamundo – entre as 25 anteriores já realizadas – destaca que o trabalho sério, árduo e comprometido, ainda que com os grandes desafios, traz resultados que comprovam sua assertividade: “as vendas bateram recordes mundiais de US$ 2 milhões este ano, aí inseridas as projeções de novembro e dezembro”, comemora.
Com agenda técnica realizada dias 28 e 29, tendo como palco central da cidade de Évora e complementada por um roteiro de experiência dias 30 e 31 de outubro, 1 e 2 de novembro, a edição 2023 da Convenção Europamundo tem apoio institucional do Visit Portugal, Visit Alentejo e Centro de Portugal. A diretora da Oficina de Turismo de Portugal, Maria de Lurdes Vale, falou sobre a importância da realização da ação no país. “É muito importante que as operadoras do mundo todo conheçam em detalhes a riqueza e a diversidade de regiões como o Alentejo, de modo geral, e de Évora, nomeada capital europeia da cultura 2027”.
Lídia Monteiro, do Conselho Diretivo de Turismo de Portugal, o Visit Portugal, falou sobre o crescimento do fluxo de turistas (37% a mais este ano em relação a 2019) e o recente reconhecimento do país como o melhor destino da Europa. “Aqui, história, tradição e conhecimento se cruzam com inovação e sustentabilidade. Estamos muito felizes pela Europamundo escolher fomentar o interior de Portugal”, disse.
Agenda técnica
Os trabalhos técnicos da Convenção Europamundo 2023 tiveram início no sábado (28), quando Alejandro de la Osa, CEO empresa, abriu o encontro propondo uma reflexão sobre o atual momento e a importância da indústria do turismo em um cenário de chamou de mundo ideal versus mundo real. “Estamos vivendo dias de guerra e de ódio, vendo terras em disputa. O fato é que o mundo está confuso e nosso mais profundo desejo é de que a tolerância que existe nesta sala, com mais de 40 nações representadas, seja expandida. Aqui, assim como em nossa indústria, somos capazes de coisas consideradas impossíveis”, disse.
Com um total de 164.484 passageiros embarcados em 2023, inserindo as previsões de novembro e dezembro, a Europamundo comemora o crescimento ante a 2019, quando a companhia embarcou 141.470 passageiros, o que representa um crescimento de 14%. “Os números são resultados do trabalho em conjunto realizado com os operadores de todo o mundo e questão presentes aqui neste encontro”, reforçou Alejandro de la Osa ao citar as presenças de operadores de todos os continentes.
Das Américas, destaque as presenças de representantes da Argentina, Paraguai, Guatemala, Nicarágua, República Dominicana, Porto Rico, México e Equador, além do Brasil, que marcou presença com uma comitiva representada pela Agaxtur, CVC, FRT, Incomun e Schultz.
Performance, desafios e investimentos
Tendo o México, Argentina, Brasil e Estados Unidos, respectivamente ocupando do primeiro ao quarto lugar em vendas globais da Europamundo, a saturação de muitos destinos turísticos é um dos principais dos desafios a serem geridos ao lado dos 30 mil passageiros que não reservam e/ou organizam seus roteiros 20 dias antes do embarque, segundo estudos internos da companhia. “Exatamente por isso, devemos fazer um trabalho cada vez mais forte com as integrações para que as vendas sejam mais qualificadas”, destaca Alejandro.
Da Argentina, Claudio Palacios, da Julia Tours, reforçou que os argentinos querem viajar: “minimamente, vamos trabalhar para obter a performance deste ano”. Paula Rorato, diretora de Produtos Internacionais da CVC, falou sobre o plano de abertura de novas lojas e crescimento em 2024, além do resgate do canal agências CVC e das marcas B2B que ganham reforço, cada uma com sua estratégia e nicho de mercado. “A conectividade aérea está voltando no Brasil e, embora este tenha sido um ano muito forte para a Europa, ainda não chegamos ao desempenho de 2019. Para 2024, vamos trabalhar para crescer e superar os indicadores daquele que fora o nosso melhor ano”, disse.
Diego Soares, diretor-geral da FRT Operadora, falou sobre a importância da integração com a Europamundo para ampliar a oferta de vendas para mais de 5.000 agentes do Brasil. “Desde a COVID-19, naturalmente, ampliamos a comercialização de roteiros nacionais. Neste momento, estamos direcionando esforços para a retomada e ampliação das vendas internacionais, de modo a equilibrar o share de viagens dentro e fora do Brasil. Neste sentido, a parceria com a Europamundo é ainda mais estratégica”, disse.
Com 70% de seus ativos recentemente adquiridos pela Águia Branca, empresa brasileira que atua há 76 anos no turismo rodoviário, a Agaxtur pretende ampliar ainda mais a parceria com a Europamundo, segundo Claiton Armelin, diretor Executivo da empresa. “Para além do marítimo, no qual somos consolidados, temos direcionado esforços para outros segmentos e o rodoviário tem uma sinergia direta conosco. Os roteiros oferecidos pela Europamundo estão no sonho de viagem do brasileiro, especialmente aquele que deseja conhecer a Europa com assistência. Nós queremos e vamos investir nesse potencial”, destacou.
Pioneira na difusão dos roteiros Europamundo no Brasil, a Schultz superou a marca de 30% na temporada 2023 (em relação a 2022) e está posicionada no sexto lugar, entre as 10 operadoras que mais vendem Europamundo em todo o globo – no Brasil, é a segunda maior em vendas. Para Aroldo Schultz, fundador da empresa, “é uma satisfação muito grande participar desta convenção e ver, além do desenvolvimento global, o crescimento e a consolidação da Europamundo no Brasil, o que confirma a assertividade de nossa estratégia desde o início. Temos uma aliança consolidada e trabalhamos, lado a lado, com a capacitação e desenvolvimento do trade turístico para posicionar nossos roteiros entre os mais desejados pelos turistas brasileiros”, disse o executivo.
Ana Paula Pereira, gestora da Incomum, comemora a ascensão da empresa no portfólio da Europamundo, destacando que, embora recente, a parceria é estratégica e vem contribuindo para o crescimento da empresa em todo o Brasil: com uma aliança iniciada há sete anos, em 2018 a Incomum ocupava a décima posição em vendas e, este ano, assume a posição de quinta maior operadora em vendas da Europamundo no Brasil. “Há três anos começamos a abrir novos mercados e a credibilidade da Europamundo nos acompanha. Nós vamos trabalhar para, em 2024, avançar mais uma posição neste valioso ranking”, diz a executiva.
Clayton Araújo, gerente comercial da Europamundo no Brasil, ressaltou a importância o encontro deste ano. “Mesmo considerando os desafios que temos vivido, a retomada do turismo no pós-pandemia e o consequente crescimento dos números de vendas, ao lado de todas as novidades que apresentamos fizeram da convenção um momento mais do que propício, necessário, para apresentar e debater novas oportunidades. Vamos investir e trabalhar lado a lado com as operadoras brasileiras para crescer ainda mais nossa performance em 2024”, disse.
Representantes de países como México, Uruguai, Panamá e República Dominicana falaram sobre as incertezas das eleições em 2024, somadas ao desafio de trabalhar o turismo em anos de Copa do Mundo ou Olimpíadas, como ocorrerá em Paris, na França.
O trabalho de integração, na visão da Europamundo, deve ser acompanhado com avaliação, investimentos e atuação para redução de riscos, especialmente os que tratam de segurança. “A segurança de dados é muito importante e, junto com os benefícios da integração, precisamos nos atentar e tratar dos riscos potenciais, adotando novas camadas de proteção aos protocolos de segurança”, diz.
Lançamentos
Entre os lançamentos da Convenção Europamundo 2023, destaque para a temporada de cruzeiros fluviais, com 35 novos itinerários, e a pré-venda até março de 2025.
Novas rotas para Arábia Saudita foram lançadas com saídas mensais e seus roteiros atualizados, assim como no Egito, Israel, Palestina e Irã. “As incertezas naturalmente resultantes dos conflitos preocupam a todos nós”, disse Luis Garcia, fundador da Europamundo. Na Europa, Garcia apresentou quase 50 novos roteiros na França, Itália e Espanha, entre outros países.
Para além de roteiros, a Europamundo também apresentou novidades e investimentos em tecnologia da informação, que incluem, entre outros, estudos sobre tendências, lançamento de ferramentas que trazem novas oportunidades comercial e de marketing, apresentação de novo APP, detalhamento de novas funcionalidades administrativa e de sistema de previsão de vendas mundiais.
A parceria com o portal Wikitravel AI, desenvolvido a partir do Brasil e de Portugal pela TZ Systems, também foi destacada. Direcionado a viajantes e profissionais da indústria, o sistema é totalmente gratuito, alimentado por inteligência artificial e permite a colaboração de órgãos oficiais de turismo, que contribuem com informações, fotos e vídeos oficiais sobre seus destinos. “Hoje, quando você faz uma pesquisa sobre a história e os atrativos turísticos de um destino, ela resulta em muita informação vinda de diferentes canais, o que demanda tempo para filtrar os dados oficiais mais confiáveis”, pontua Fabiano Simm, da TZ Systems. “O executivo reforça que, apesar de já ser usado para isso, o ChatGPT esbarra em algumas limitações – a começar pela própria consulta. “O ChatGPT conta uma história que, às vezes não é bem a realidade. Assim, se existirem falhas, os órgãos de turismo podem corrigir no Wikitravel e dialogar com a inteligência artificial, levando uma informação mais verídica para o usuário”, complementa.
Compensação de carbono
As 315 toneladas de gás carbônico geradas pela viagem dos quase 300 participantes da edição 2023 da Europamundo serão compensadas, segundo informações dos representantes da Fundação Europamundo.
Criada em 2010 em linha com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de reduzir as desigualdades entre todas as nações do mundo, a Fundação Europamundo soma quase 200 projetos e a marca de mais de 300 mil pessoas beneficiadas na América Latina, África, Europa e Oriente, entre outras, nas áreas de esportes, meio ambiente e educação, além de saúde, saneamento básico e alimentação.
Nesta edição, o Brasil foi eleito o país que receberá os benefícios da compensação: além dos benefícios ambientais, os projetos têm benefícios sociais para as comunidades locais onde estão inseridos.