O Dreamliner 787 é um dos equipamentos que minimiza os efeitos do distúrbio que ocorre quando há diferenças de fuso horário
O jet lag, caracterizado por ser um distúrbio de sono, que ocorre quando o relógio biológico está dessincronizado com um novo fuso horário é um dos inimigos dos viajantes de longa distância. Para diminuir a intensidade do distúrbio, que pode causar desorientação, fadiga, dificuldade de concentração e irritabilidade, especialistas recomendam algumas medidas para evitar a sonolência durante o dia, a insônia à noite e o apetite desregulado que atrapalham o cronograma dos passeios. Algumas das dicas são manter-se hidratado, tentar dormir no avião, manter a rotina alimentar tentando se adequar ao novo fuso e evitar descansar imediatamente após chegar ao destino, especialmente durante dia, para facilitar a adaptação do corpo.
Embora as ações por parte dos viajantes sejam importantes para reduzir o impacto do jet lag, a escolha pelas aeronaves também é fundamental no momento de planejar uma viagem. Isso ocorre porque o design e a estrutura de alguns aviões são projetados para diminuir o desconforto.
Esse foi um dos motivos que levou a Air Europa, companhia aérea espanhola que atua no Brasil com voos direto até Madrid, optar pelo equipamento Boeing Dreamliner 787 nas rotas de longa distância. Além de ser considerada mais sustentável, diminuir o tempo de voo e consumir menos combustível, um dos efeitos Dreamliner é minimizar o jet lag aumentando o bem-estar dos passageiros.
“A Air Europa unificou a frota de longa distância optando pelo Dreamliner 787. Graças aos avanços no design da cabine dessa aeronave, à pressurização, à iluminação e à umidade controlada, os passageiros podem agora enfrentar fusos horários diferentes com menos desconforto e fadiga, inclusive os viajantes brasileiros, que enfrentam uma diferença de cinco horas no fuso horário da Europa”, destacam o diretor geral da Air Europa, Gonzalo Romero.
Confira abaixo algumas características do Dreamliner que contribuem para reduzir o jet lag:
Controle da luminosidade: como uma de suas principais inovações, a aeronave conta com janelas maiores que as de aviões convencionais, o que aumenta a percepção de espaço dentro da cabine e diminui a sensação de confinamento. As janelas também possuem um mecanismo que permite ao passageiro regular o nível de luminosidade no assento, reduzindo o desconforto causado pela luz do sol.
Luzes de LED: o modelo possui luzes de LED que são reguladas conforme o tempo de voo e fuso horário do local de destino, o que contribui para o processo de adaptação do passageiro que cruza diferentes longitudes. Nesse caso, a iluminação no interior da aeronave pode simular a irradiação de luz típica da manhã ou da noite, a fim de que o organismo do passageiro se adeque mais facilmente aos horários.
Pressurização da cabine: outra característica do avião que diminui o efeito do jet lag é o fato de ser pressurizado a uma altitude mais baixa do que as aeronaves convencionais. Isso significa que a cabine simula uma altitude mais próxima do nível do mar, o que ajuda a reduzir a fadiga e o desconforto dos passageiros, já que a pressurização mais baixa ajuda o corpo a se adaptar mais facilmente às mudanças de altitude durante o voo.
Umidade da cabine e menor ruído: a umidade no Dreamliner é também maior do que nas aeronaves mais antigas, que costumam ser secas. Com isso, os passageiros tendem a se sentir menos desidratados e respiram com mais facilidade, o que contribui para o bem-estar e ajuda a reduzir os sintomas do jet lag. Além disso, a aeronave foi projetada para ser mais silenciosa em comparação com modelos mais antigos. Isso possibilita um ambiente mais silencioso que contribui para um voo mais relaxante e menos cansativo.
Desde 2018, a Air Europa opera com a aeronave Boeing 787 Dreamliner nos voos que ligam o Brasil à Europa. Atualmente, a companhia é a que tem o menor tempo de voo entre São Paulo e Madrid, com uma duração média de viagem de dez horas, sem escalas. O mesmo acontece entre Salvador e a cidade europeia, com 8 horas e meia de viagem aproximadamente. Os voos são feitos diariamente, saindo do aeroporto de Guarulhos e duas vezes por semana partindo da capital baiana.
Além de operar de forma direta decolando de São Paulo e Salvador, passageiros que saem de várias outras cidades brasileiras também podem voar com a companhia para Madrid, por meio dos acordos de assentos compartilhados que a Air Europa possui com a Azul Linhas Aéreas e com a Gol.
Da capital espanhola, é possível fazer conexão com diversos destinos europeus, como Barcelona (Espanha), Londres (Inglaterra), Porto (Portugal), Lisboa (Portugal), Frankfurt (Alemanha), Roma (Itália), Amsterdam (Holanda) e Paris (França).
Os interessados em conhecer mais o avião operado pela Air Europa, além das rotas disponíveis saindo do Brasil, podem acessar o site da companhia. A Air Europa possibilita o parcelamento das passagens em até dez vezes, sem juros.