Notícias

São João será igual ao Carnaval em número de turistas, diz ministro do Turismo em entrevista

Transmitido pela EBC, o programa “Bom Dia, Ministro” recebeu Celso Sabino, que respondeu perguntas de jornalistas de todo o país 

“Queremos fazer com que o São João seja igual ao Carnaval em termos de movimentação de turistas estrangeiros e nacionais dentro do Brasil.” Este e outros assuntos relacionados ao turismo brasileiro foram destacados pelo ministro Celso Sabino, nesta quarta-feira (19.06), durante entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”, transmitido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Além das festas juninas, assuntos como a COP 30 e apoio ao Rio Grande do Sul pautaram a conversa de Sabino com jornalistas de todo o país.
 

Sobre o socorro ao estado gaúcho, o ministro trouxe a campanha “Não cancele, Reagende!”, que incentiva visitantes a reprogramarem suas viagens ao estado em outros períodos. “A campanha faz parte dos esforços do Governo Federal para fazer com que o turismo seja a locomotiva da retomada do desenvolvimento econômico no estado, incentivando as pessoas a não cancelarem, mas sim, reagendarem suas viagens ao Rio Grande do Sul”, destacou.
 

Ainda durante o bate-papo com os jornalistas, Celso Sabino comentou sobre a segurança turística no país, que vem aumentando ano após ano. Dados de uma seguradora americana apontaram o Brasil como o 15º país mais seguro para se viajar em 2024. “No ano passado, o Brasil saltou 27 posições em uma pesquisa de seguradora, apontando que somos o país mais seguro de toda a América do Sul para se fazer turismo”, ressaltou.
 

Por fim, a COP 30, que acontece em novembro de 2025 na cidade de Belém do Pará, foi um dos assuntos destacados pelo ministro. “O Ministério do Turismo tem trabalhado fortemente junto com todo o governo federal para que essas pessoas que venham para Belém na ocasião tenham também a oportunidade de conhecer Fortaleza, a Bahia, o Rio de Janeiro, o nordeste brasileiro, sul, centro-oeste. E estamos atuando para que Belém tenha a melhor estrutura possível para receber todos os visitantes”, concluiu.
 

Além das rádios da EBC, a entrevista contou com a participação de emissoras de todas as regiões do Brasil, como a Campina FM, de Campina Grande (PB); a BandNews, do Rio de Janeiro (RJ); Rádio Liberal, de Belém (PA); Rádio Tiradentes/BNC, de Manaus (AM); Rádio CDN, de Santa Maria (RS); Rádio Clube, de Recife (PE) e Rádio Vox, de Timóteo (MG).
 

O PROGRAMA – O programa é uma coprodução entre a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) – Serviços.

Em formato de entrevista coletiva, o programa conta com a participação de comunicadores de emissoras de rádio de todo o país, que utilizam a oportunidade para abordar os temas do governo federal sob o ponto de vista regional (ou mesmo local). O programa é transmitido de Brasília (DF), ao vivo, em sinal aberto, no mesmo canal de satélite de A Voz do Brasil.

Crédito da foto: Pixabay