Diplomacia e Turismo

São Sebastião (SP)

A cidade de São Sebastião (SP), com impressionantes 403 quilômetros de área, no litoral norte do estado de São Paulo, acaba de sair na prestigiosa revista inglesa Time Out, em terceiro lugar, como um dos destinos turísticos mais subestimados do mundo. Sim, subestimado!

Bela vista aérea de São Sebastião (SP) – FOTO PATRÍCIA COUTINHO

Eu coincidentemente acabo de voltar de lá e não poderia estar mais de acordo! Aliás, não entendo como os mineiros, loucos por praia, ainda não descobriram esse paraíso, considerando a relativa proximidade geográfica.

A região raramente aparece nas listas das melhores praias do Brasil, mas este canto tranquilo do sudeste do Brasil é um refúgio ideal para amantes de praia, cachoeiras, gastronomia, festas, forró, kitesurf e mergulho..

São mais de 30 praias que se estendem ao longo de mais de 100 quilômetros de costa. Há praias desertas, praias de ilhas, praias com rio, praias para surf e praias com vista para serra. Considero um ótimo destino para quem quer ver natureza sem abrir mão de infraestrutura.

A região, que conta com praias como Maresias, Boiçucanga, Juquehy, Camburi e Toque Toque Pequeno, também sedia baladas e festas.

Para os mineiros minha dica para chegar lá, se forem de carro, é passar por São José dos Campos e Caraguatatuba até São Sebastião. A Rodovia Tamoios foi recém inaugurada e é um belo trajeto com uma linda vista para o mar.

Para aqueles que vão por São Paulo de avião, fiquem atentos ao trânsito! O trajeto de 3 horas pode chegar até 8 horas nos períodos de alta estação.

Depois de ser severamente impactado pelos deslizamentos de terra de 2023, São Sebastião precisa mais do que nunca do apoio do turismo.