Uma das principais preocupações dos brasileiros atualmente é ser vítima de roubo ou furto de celular. Desde 2023, mais de 105 mil aparelhos já foram bloqueados no país após terem sido subtraídos por quadrilhas especializadas neste tipo de crime, de acordo com dados do Programa Celular Seguro.
São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Ceará, Paraná e Amazonas são os Estados que lideram a lista de mais aparelhos bloqueados, segundo o programa criado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para bloquear dispositivos ou perdidos e seus aplicativos.
Para quem vai se divertir no Carnaval e não abre mão de levar o smartphone para fazer fotos e vídeos deste momento de curtição, uma boa dica é protegê-lo com um seguro para celular.
“É uma proteção completa para o aparelho e resguarda contra imprevistos como roubo, furto, quebra de tela e oxidação. As coberturas do seguro podem ser combinadas ou compradas individualmente”, explica Luiz Carlos Pires, Superintendente de Digital, Produtos e Customer Experience da Assurant no Brasil, uma das principais no país especializada em seguros para aparelhos eletrônicos e que tem mais de 60 milhões de smartphones protegidos no mundo.
Dados da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg) mostram que os brasileiros estão, cada vez mais, buscando planos com coberturas para os dispositivos móveis. Já são 10 milhões de celulares com seguros no Brasil, e cerca de 1 milhão de pessoas já o acionaram em casos de roubo, furto ou danos acidentais.
Seguro PIX
O especialista da Assurant também explica que, cada vez mais, os brasileiros também procuram pelo Seguro PIX, o qual oferece cobertura de transações eletrônicas indevidas nos casos de coação física, perda, roubo ou furto do cartão e compra ou saque sob coação física. Vale também para cartões digitais.
Seguro Perda e Roubo do Cartão
Outra opção para garantir tranquilidade nos dias de folia, é contratar um Seguro Perda e Roubo do Cartão, que garante a segurança contra transações financeiras em caso de perda, roubo ou furto do cartão de crédito e débito, além de contar com a cobertura adicional de Bolsa Protegida que cobre os itens que carrega na bolsa, como celular, carteira, óculos de sol e da própria bolsa.
Como contratar um seguro de Aparelhos Eletrônicos?
De acordo com Pires, o seguro para celular novo é contratado no momento da compra do aparelho em lojas de celular, marketplace, redes de varejo físicas ou online, fabricantes de smartphone, e insurtechs parceiras da Assurant. A seguradora tem também proteção para celular usado que pode ser contratada a qualquer momento na plataforma digital Bem Mais Seguro, ou nos canais dos seus parceiros comerciais.
O que fazer para acionar o seguro?
Se acontecer algum imprevisto coberto pelo seguro, o cliente deve entrar em contato com a seguradora para comunicar o ocorrido (e enviar os documentos necessários, como Boletim de Ocorrência). A Assurant disponibiliza aos segurados a comodidade de acionar seu seguro pelo WhatsApp ou pela Central de Atendimento.
Qual o valor do seguro de Aparelhos Eletrônicos?
Os valores são calculados com base na marca, modelo, família de aparelhos e pode variar de acordo com o plano contratado.
Qual o perfil de quem contrata este seguro?
De acordo com o especialista da Assurant, o estilo de vida também é um fator que define o perfil de contratação do seguro. Nas capitais, onde o índice de roubo e furto é maior, os consumidores optam pela cobertura completa, contra roubo, furto e quebra.
Em cidades menores, a procura por quebra acidental é uma tendência que observamos.
“A maior procura pelo seguro celular é devida a alguns fatores como a necessidade de estar conectado, os valores dos aparelhos e outros riscos” diz o especialista.
Dicas para evitar ter o celular roubado
- Evite tirar fotos no meio da agitação dos desfiles e bloquinhos;
- Esteja atento a todos os movimentos suspeitos no meio da aglomeração;
- Cuidado com o celular no bolso ou na bolsa;
- Quando estiver de carro, evite falar ao celular com a janela aberta;
- Antes de sair para os desfiles, deixe anotado em casa o IMEI do celular, pois ele também pode facilitar o bloqueio do aparelho.
- Se o seu aparelho é segurado, entre em contato com a seguradora. No caso da Assurant, a seguradora faz o bloqueio do aparelho assim que acionada.
Crédito da foto: Pixabay