A Semana de Páscoa não é apenas uma temporada repleta de significados religiosos, mas também de férias, impulso econômico e campanhas de marketing.
De acordo com Kauana Neves, Diretora de Negócios na another, agência de comunicação estratégica líder na América Latina, toda a indústria hoteleira terá uma alta demanda e ocupação em suas propriedades. No entanto, ela observou que apesar de atenderem às suas reservas e até mesmo suas metas, muitos especialistas em marketing detectaram que várias de suas comodidades têm espaços disponíveis para turistas neste período.
O impacto econômico da Semana de Páscoa varia de acordo com o país e condições específicas. No Brasil, por exemplo, espera-se um recorde de até 3,44 bilhões de reais em vendas no varejo, previsto pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Kauana comenta que esses dados são uma amostra da relevância da próxima ocupação hoteleira, que terá um aumento significativo.
“É inegável que toda a indústria de viagens e hotelaria observará um aumento nessas datas. Como todos os anos, o pessoal está pronto, preparado e mentalizado para oferecer um excelente serviço em toda a América Latina; no entanto, observamos que os hotéis podem obter lucros extras em suas áreas comuns ou comodidades”, acrescentou a Kauana.
A especialista convida os proprietários no setor hoteleiro a criarem uma estratégia sólida de marketing de desempenho para impulsionar as reservas em suas áreas de comodidades, como spas, piscinas, promoções de day pass, reservas em seus restaurantes e espaços recreativos.
Para alcançar esse objetivo, sugere-se oferecer pacotes all-inclusive que incluam alojamento, refeições, atividades e serviços adicionais, proporcionando aos turistas a comodidade de ter tudo organizado em um só lugar. Além disso, a implementação de descontos para reservas antecipadas pode motivar os viajantes a planejar suas férias com antecedência, gerando um senso de urgência para garantir as melhores tarifas.
Também recomenda-se destacar as experiências autênticas oferecidas pelo destino. Organizar passeios culturais, degustações de comida local e atividades ao ar livre que reflitam a essência dos destinos turísticos pode ser muito atraente para pessoas em busca de vivências únicas.
Por fim, a organização de eventos especiais, shows, jantares temáticos e atividades recreativas durante datas como a Semana Santa também proporcionam uma experiência inesquecível, o que pode resultar em recomendações positivas e clientes recorrentes.