Formado por 32 empresas de transporte, Sintram celebra o acordo junto ao Governo de Minas e entidades parceiras e explica detalhes do plano de renovação da frota; parte dos ônibus entra em circulação em 2024 e o restante no primeiro semestre de 2025
O Governo de Minas Gerais, em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram) anunciou a compra de mais de 600 novos ônibus para renovar a frota metropolitana, uma iniciativa que substituirá 25% dos veículos em operação. O acordo foi assinado na última segunda-feira (2/9), em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), e intermediação da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), da Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG) e da Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG), junto ao Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG).
Este movimento significativo para a modernização do transporte público da região foi viabilizado por meio de estudos detalhados realizados pelo Sintram e contou com um comitê especializado para a aquisição dos veículos, assegurando a transparência e a eficiência de todo o processo. Confira mais detalhes.
O papel do Sintram no acordo
A pandemia de COVID-19 diminuiu muito a capacidade de investimentos em renovação de frota por parte das empresas de transporte público da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Diante do cenário desafiador, o Sintram realizou estudos detalhados para avaliar os impactos sofridos e a viabilidade de uma solução sustentável tanto para reequilibrar os contratos de transporte coletivo quanto para a continuidade do serviço. Com base nos resultados desses estudos, o Sintram apresentou ao Governo de Minas Gerais um plano estruturado, que culminou com o acordo assinado na última segunda-feira (2/9). A ideia do Sindicato desde o início era uma só: reverter toda a verba para a renovação da frota.
“O Sintram sempre coloca o usuário no centro das nossas ações. E foi isso que fizemos desde os primeiros estudos. Junto ao Governo de Minas e entidades competentes, foi possível viabilizar esse recurso e o objetivo sempre foi revertê-lo em melhorias para quem usa o transporte todos os dias. Essa renovação é um passo essencial de preparação do setor para o futuro”, comenta o presidente do Sintram, Rubens Lessa.
Para tornar realidade essa renovação, o primeiro passo do Sintram foi estabelecer um Comitê Interno de Aquisição de Veículos. Esse comitê foi fundamental para coordenar e supervisionar o processo de compra, assegurando que os novos ônibus atendam às necessidades da população e das empresas associadas.
“Nosso comitê especializado analisou rigorosamente as propostas para garantir que a aquisição atenda aos critérios de qualidade, preço e prazos”, afirma Rubens. O presidente do Sintram completa: “Conduzimos e seguiremos conduzindo o processo com a máxima transparência e eficiência, sempre visando oferecer um transporte público de qualidade para os usuários”.
O processo de renovação da frota
O processo foi estruturado em etapas:
1 – Aquisição: Nesta fase, o Sintram abriu concorrência para propostas de compra e entrou em contato com os principais fornecedores do setor. A divulgação ampla e as negociações diretas permitiram ao Comitê Interno de Aquisição de Veículos garantir condições mais vantajosas. Após a aquisição, os pedidos dos carros foram feitos pelo sindicato.
2 – Mapeamento: Em paralelo aos pedidos, foi realizada a etapa de mapeamento. Uma análise detalhada foi feita pelo Sintram, mapeando quais ônibus deverão ser substituídos. Esse estudo considerou as necessidades operacionais de cada empresa associada, para assegurar uma transição mais fluida e eficiente.
3 – Cronograma: A etapa atual é a de cronograma para distribuição. Como a entrega dos 600 veículos será faseada, a alocação também será gradual. Dessa forma, Sintram, Seinfra e os consórcios analisam a maneira mais eficaz e equilibrada de distribuir os novos ônibus à medida em que forem chegando. Critérios como regiões com mais necessidade estão sendo levados em consideração.
4 – Substituição: Por fim, a etapa de substituição será realizada. A expectativa é de que parte dos ônibus já esteja em circulação em 2024 e o restante ao longo do primeiro semestre de 2025. Vale lembrar que as concessionárias também assumiram o compromisso de adquirir, com recursos próprios, mais 250 ônibus também em 2025. Essa troca contribuirá para uma redução significativa na idade média da frota, passando dos atuais 11 anos para 6 anos até o final do ano que vem.
Próximos passos
O Sintram, juntamente com o Governo de Minas Gerais e os consórcios envolvidos já começaram os trabalhos para garantir que a implementação dos novos ônibus ocorra de maneira fluida e dentro dos prazos estabelecidos.
“Estamos confiantes de que, com a chegada desses novos veículos, conseguiremos melhorar a qualidade do serviço prestado e aumentar o conforto dos passageiros,” afirma Rubens Lessa. “Nosso foco agora é iniciar a integração desses veículos ao sistema o mais rápido possível”, complementa.
Compromisso com a sustentabilidade
Os novos ônibus adquiridos serão do modelo Padrão Euro 6, reconhecidos por serem 75% menos poluentes.
Essa tecnologia de ponta reduz significativamente a emissão de gases nocivos, como óxidos de nitrogênio e partículas finas, contribuindo para um ar mais limpo e saudável nas áreas urbanas. Além de oferecer uma alternativa mais ecológica, o modelo Euro 6 também garante maior eficiência no consumo de combustível, reduzindo o impacto ambiental e operando de forma mais sustentável.
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