Notícias

Skål Internacional São Paulo realiza Encontro Temático sobre Equidade Racial no Turismo

Acima, da esquerda para direita, Reginaldo Silva, Laís Souza, Scarlett Rodrigues, Aristides Cury, Ivan Lima, Heloisa Lima e Carlos Prado;/ abaixo, Rossana de Viegas, Gil Marcos e Jurema Monteiro.

No dia 11 de julho, a Associação Mundial dos Profissionais de Viagens e Turismo – Skål Internacional São Paulo, realizou mais um Encontro Temático para convidados abordarem, em profundidade, um dos aspetos relevantes sob a ótica do desenvolvimento sustentável, tendo por referência os 17 ODSs/ONU.

Na abertura dos trabalhos, presidente Aristides Cury agradeceu ao Grupo Tour House como mantenedor da entidade e o patrocínio do Terras Altas – Resort & Convention Center; da Motivia Brindes e Presentes e do Grupo R1. E lembrou que a prática de Encontros Temáticos, na Skål SP, vem desde 2011, atendendo à orientação passada a todos os 304 Clubes de 83 países, qual seja, de aliar às reuniões, profissionais e festivas, entre seus mais de 12 mil sócios, de todos os setores do Turismo e Viagens, seminários, oficinas e workshops, visando aprofundar reflexões relevantes. Assim, Skål SP realizou uma produtiva série de eventos, nomeadamente, em 2022, a homenagem às 13 mulheres que ocupavam posição de liderança no trade turístico nacional, com foco na Igualdade de gênero (ODS 5) bem como, neste ano, “Turismo Rodoviário no Brasil: Oportunidades e Desafios”, com foco em Consumo e Produção Responsáveis (ODS 12).

“É absolutamente indispensável, aos profissionais do trade turístico como um todo, refletirem e agirem, urgentemente, para assegurar Equidade Racial no Turismo, com foco na Redução das Desigualdades (ODS 10)”, afirma Carlos Prado, presidente do Conselho Representativo da Skål Internacional São Paulo. Sob sua moderação e do convidado Ivan Lima, engenheiro e professor universitário com sólida experiência em liderança e gestão, presidente do LIDE Equidade Racial e CEO da IRL Consult – Equidade Global, que presta serviços de consultoria estratégica e ministra palestras com foco em ESG, Diversidade, Equidade, Inclusão, Gestão da Qualidade e Sustentabilidade, o painel da Equidade Racial no Turismo foi amplamente elogiado por todos os participantes.

Antes do início da participação dos painelistas, Prado apresentou o vídeo do movimento Supera Turismo Rio Grande do Sul, chancelado pela Braztoa – Associação Brasileira das Operadora de Turismo, Skål Internacional Brasil e Unedestinos – União Nacional de CVBs e Entidades de Destinos. Em seguida, discorreu sobre a importância da pauta EESG (Economic, Environmetal, Social and Governance) para o setor de Turismo como um todo e como as boas práticas corporativas contribuem com o desenvolvimento sustentável das corporações, citando exemplos concretos das empresas do Grupo Tour House.

Jurema Monteiro, presidente da Abear – Associação Brasileira das Empresas Aéreas; Heloisa Lima, presidente da Ampro – Associação de Marketing Promocional; Laís Souza, Gerente de Diversidade e Inclusão do Grupo Accor; Gil Marcos, presidente do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo; Reginaldo Silva, CTO – ´Chef Technnology Officer do Grupo Tour House e Scarlett Rodrigues Coordenadora de projetos em Direitos Humanos – Instituto Ethos foram os painelistas.

Todos e todas enriqueceram o encontro com exposições brilhantes, pautados em conhecimentos distintos e complementares. Foram apresentações inspiradoras, que proporcionaram insights valiosos sobre a promoção da equidade racial no turismo. Cada intervenção foi uma peça crucial para o mosaico de entendimentos e práticas que buscamos implementar em nossas organizações.

Scarlett forneceu um panorama detalhado das variáveis econômicas e sociais, sublinhando a importância da inclusão da diversidade racial no setor de turismo.

Ivan inspirou-nos com a rica herança afro-brasileira e o potencial para o desenvolvimento socioeconômico da população negra, destacando os benefícios econômicos da inclusão racial nas organizações e esclarecendo a diferença entre igualdade e equidade.

Gil explanou sobre políticas públicas e iniciativas governamentais significativas como o Plano Estadual de Políticas de Igualdade Racial, Projeto Casas SP Afro Brasil e o Circuito Turístico Quilombola.

Laís abordou estratégias e ações concretas para promover a diversidade e inclusão no setor de hotelaria, destacando boas práticas e cases de sucesso do Grupo Accor.

Reginaldo discorreu sobre seu próprio início de carreira e demonstrou como a tecnologia e a inteligência artificial podem ser utilizadas para promover a equidade racial e criar oportunidades para negros no turismo.

Heloisa mostrou como as ações de live marketing podem promover a inclusão, citando exemplos práticos como o prêmio AMPRO Globes Awards 2023 e o case do Cartão Orgulho Banco do Brasil.

Jurema compartilhou sua experiência e as políticas implementadas no setor de aviação para promover a diversidade e inclusão, trazendo recomendações práticas para ações concretas e efetivas de caráter pessoal e coletivo, com um chamado à ação para atitudes afirmativas e antirracistas. Seguiram-se emocionados aplausos da plateia, ao salientar o papel de seu antecessor, o saudoso skålega Eduardo Sanovicz, “um homem branco”, na trajetória de 9 anos de Abear, desde quando foi contratada em 2015, sobretudo, na sua promoção a presidente.

Crédito das fotos: Divulgação