Milhares de pessoas compareceram ao I Festival Internacional da Cozinha Mineira Contemporânea. De 1º a 3 de setembro, mais de 5 mil visitantes passaram pelo Caipiblue, que aconteceu principalmente no Palácio da Liberdade – e também no Memorial Minas Gerais Vale, integrante do Circuito Liberdade.
O evento foi realizado pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult/MG) e da Fundação Clóvis Salgado.
Um dos frequentadores foi o influenciador Jordani Macedo, que marcou presença nos jardins do Palácio da Liberdade.
“O que mais encanta em Minas Gerais é esse povo, o amor, o queijo, esse acolhimento todo”, opinou. Já a psicóloga Inês Barroso parabenizou a escolha do local. “Esse movimento de abrir o Palácio da Liberdade para a população é maravilhoso!”, elogiou a mineira.
Quem também esteve no Palácio da Liberdade no dia foi o governador Romeu Zema. Acompanhado de influenciadores digitais, autoridades de Curaçao e representantes do governo do Estado, o governador visitou a feira de produtos regionais, repleta de iguarias como café, queijo, doces, mel, vinhos e cachaças, e andou pelas estações gastronômicas, que trouxeram o melhor da cozinha mineira contemporânea.
Por fim, o chefe do executivo participou do almoço beneficente no Salão de Banquetes do Palácio, ao lado do secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, e da presidente do Serviço Social Autônomo (Servas), Christiana Renault.
“Se tem algo que nos caracteriza é a cozinha. A comida mineira tem suas particularidades e, com esse festival, queremos tornar isso muito mais marcante.
E isso atrai turistas. Para nós, que temos um estado com essa cozinha riquíssima, precisamos mostrar para o Brasil e para o mundo essa tradição única que caracteriza muito bem o mineiro.
Além de termos em Minas as atrações turísticas, os lagos, as cidades históricas, as instâncias hidrominerais, as montanhas e as cachoeiras, temos essa cozinha que é totalmente diferenciada”, disse o governador.
A Diretora de Relações Exteriores do Ministério de Desenvolvimento Econômico de Curaçao, Vanessa Tore, fez coro com o governador Romeu Zema, destacando os benefícios do encontro para Minas e a ilha caribenha.
“Curaçao depende muito do turismo, por isso esperamos atrair um grande número de visitantes de Minas Gerais para explorar Curaçao e, através de Curaçao, o resto do Caribe.
Em contrapartida, temos livre entrada de produtos para Europa e Estados Unidos, e uma moderna infraestrutura e setor de TI, que podem beneficiar empresas brasileiras envolvidas em negócios internacionais. Minas Gerais e Curaçao são parceiros para toda a vida”, disse Vanessa Tore.
“Achei a ideia do evento super legal. Primeiro para valorizarmos cada vez mais a gastronomia mineira, que tem que ser conhecida mundialmente mesmo.
Todo mundo que vem aqui, experimenta e se apaixona. Temos que mostrar a força não só dos nossos insumos, mas das nossas técnicas e, principalmente, das pessoas.
O carisma da cozinha mineira é importante”, declarou Thiago Thibau, aprovando a escolha de Curaçao como estreante do Festival Internacional da Cozinha Mineira Contemporânea.
“Curaçao tem uma cultura muito diferente e isso é muito legal. Acredito que vai ser muito enriquecedor para a gente conhecer, em cada edição, uma cultura nova de cada país convidado.
Estou bem ansioso como chef de BH e feliz demais de poder participar. Fico muito feliz de ter um evento como este, de aprendizado cultural e que nos dá a chance de apresentar Minas para o mundo”, alegra-se Thiago Thibau.
Drink Caipiblue
Além dos pratos especiais e dos estandes montados por produtores locais, o festival contou uma estação especial de drinks.
O espaço reuniu bartenders brasileiros e de Curaçao, responsáveis por proporcionar receitas que misturaram iguarias mineiras, como a cachaça e o café, com o toque de seu país de origem.
Foi assim que surgiu o Caipiblue, que mistura da cachaça mineira com o licor de laranja típico da coquetelaria curaçauense.
O bartender Leonardo Gomes alegrou-se em participar do evento. “Fazer o Caipiblue, que é esse coquetel que mistura a nossa cachaça com Curaçao Blue, é um grande prazer.
Acho que a capacidade de Minas em entregar carinho, comida e bebida boa é o que a gente tem de melhor”, declarou.