Notícias

Sugestão de nota: Curaçao presente no carnaval de Belo Horizonte (MG)

Ilha caribenha apresenta seu colorido durante o tradicional Bloco da Calixto em 10/02. 450 mil foliões são esperados

Pintura no centro de Willemstad
Divulgação

O Carnaval está chegando e é uma festa muito celebrada em Curaçao e no Brasil. Por aqui a ilha caribenha continua presente em sua promoção e o Escritorio de Turismo de Curaçao escolheu Belo Horizonte para realizar uma participação especial em virtude do crescimento na chegada de turistas em 2023. Entraram 27 mil brasileiros no ano passado contra 10200 em 2022. Um sinal expressivo do interesse do brasileiro pelas atrações do destino. Assim, o Turismo de Curaçao firmou uma parceria com a empresária Aline Calixto, fundadora do bloco que leva seu sobrenome, o Bloco da Calixto, na capital mineira.

Segundo os organizadores são esperados mais de 450 mil foliões no dia do percurso entre a Av. Getúlio Vargas, 792, (em frente à Sorveteria São Domingos) até a Praça da Savassi. O desfile acontecerá no dia 10 de fevereiro com a concentração a partir das 13h e saída às 14h.”O carnaval no Brasil e em Curaçao é muito celebrado. Nos últimos anos, participamos ativamente no Rio de Janeiro, mas com o crescimento do mercado em Minas Gerais, o aquecimento do voo direto, entendemos que tínhamos que estar mais presentes em Belo Horizonte“, afirma Janaina Araújo, representante de Curaçao no Brasil. “E o bloco tradicional da Aline Calixto será uma experiência inesquecível para todos os foliões“, completa Araújo.

Janaina Araújo, Representante de Curaçao no Brasil
Divulgação

Com o tema “Carnaval Super Fantástico”, o cortejo contará com clássicos nacionais e internacionais dos anos 80 para que todos os participantes cantem e curtam juntos. Assim, são esperadas canções da Xuxa e Trem da Alegria, além de marchinhas de Silvio Santos entre outros.Quem assina a direção musical do bloco é o premiado músico Rodrigo Torino, que também toca a guitarra. Compõem a banda Luadson Constâncio no teclado, Victor Mendes na bateria, Verônica Zanella no baixo e, nas percussões, Robson Batata, Fábio Martins e Rodrigo Martins. “A Aline do Bloco da Calixto é a mesma que se apresenta com o show Clara Viva e nas rodas de samba. São partes diferentes da minha história e que me dão muito orgulho e prazer de trazer com música, com dança, com cena“, finaliza Aline. A participação é gratuita.

O Carnaval de Curaçao é a maior celebração anual de todos os eventos e dura nada menos que dois meses. A celebração da festa nas ruas começou em 1947, com um desfile muito simples, apenas um grupo de pessoas vestindo a mesma camiseta e se reunindo para desfilar e festejar. Ao longo dos anos, ganhou popularidade e tornou-se cada vez mais criativo com costumes elaborados e extraordinários, mais grupos se juntando e maior número de participantes. Não há dúvida de que pessoas de todo o mundo visitam Curaçao durante esse período para vivenciar esse espetáculo, repleto de festivais de música, desfiles, eleições para a realeza carnavalesca e muito mais. Assim, quem participar ou não do Bloco da Calixto, pode conhecer um pouco da história e da programação do Carnaval em Willemstad, capital de Curaçao.