O Dia Mundial do Meio Ambiente foi marcado no Minas pelo compromisso do Clube em trilhar um caminho de desenvolvimento sustentável.

O evento Minas no Pacto Global promoveu o diálogo aberto e franco sobre como o Clube e seus stakeholders podem contribuir para o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) definidos pela iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU).
O evento foi realizado no Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas e foi composto por uma palestra e dois painéis. Em pauta, as ações em esporte e educação do Minas e empresas parceiras, como a Gerdau e a nima Educação.
O encontro foi aberto pelo presidente do Minas, Carlos Henrique Martins Teixeira, que ressaltou a importância de, desde 2021, o Clube integrar o Pacto Global. “Sendo o primeiro clube do estado a aderir à iniciativa, buscamos não só trilhar este caminho como também ser uma referência para aqueles que desejam transformar a nossa sociedade de forma sustentável. O Clube propicia a toda família minastenista práticas de respeito e convivência harmoniosa, sendo uma instituição apolítica e laica, voltada para promoção da saúde e do bem-estar. Aproveito a ocasião para convidá-los a praticar a sustentabilidade, em seu sentido amplo”, comenta.


Na programação, os participantes assistiram a uma palestra de Tatiana Araújo, consultora do Pacto Global no Brasil. Ela ressaltou a importância da adesão do Minas ao compromisso. “Existe um peso muito grande em falar que o Minas é um dos signatários da maior iniciativa de sustentabilidade do mundo. O Clube se coloca junto a mais de 18 mil empresas e outras 4 mil organizações não empresariais, de mais de 160 países, em prol de um futuro melhor para todos”, afirma.
A sustentabilidade também esteve presente no próprio evento: além de buscar soluções “limpas” para sua realização, as emissões de gases de efeito estufa advindas desta foram calculadas e serão compensadas com o plantio de mudas de árvores no cinturão verde do Minas Country, mata nativa mantida pelo Clube.
Crédito das fotos: Divulgação