Notícias

TAP Air Portugal doa maquete de aviãoao Museu Catavento em São Paulo

A TAP Air Portugal doou uma maquete antiga ao renomado Museu do Cataventoinstituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo. A peça representa uma de suas aeronaves no modelo Airbus A340, com matrícula CS-TOD, que iniciou as operações na TAP em abril de 1995. 

Em 2023, a maquete passou por uma reforma e foi transformada no modelo A330-900 — utilizado pela companhia aérea atualmente. A maquete possui 2 metros de comprimento, medindo da cauda ao nariz, e uma envergadura de 1,90 metros, da ponta das asas. Ela também conta um pouco da história recente da empresa no Brasil, que se tornou a principal companhia aérea internacional a ligar o Brasil a Portugal. 

A cerimônia oficial de entrega aconteceu, ontem, dia 24 de setembro de 2024. A maquete ficará exposta de forma permanente no acervo do museu, um dos principais centros culturais e educativos da cidade. 

A maquete, que antes ocupava um lugar de destaque na entrada do escritório da TAP Air Portugal em São Paulo, passará a integrar a coleção do Museu Catavento, espaço dedicado à ciência, tecnologia e cultura, e que faz parte da rede de museus do Governo do Estado de São Paulo. 

“Estamos muito felizes em contribuir para o enriquecimento cultural do Museu Catavento com esta doação. A TAP tem uma longa história de conexão com o Brasil, e a presença desta maquete no museu simboliza nosso compromisso com a preservação da história e o fortalecimento dos laços entre Portugal e o Brasil” afirma Carlos Antunes, diretor da TAP para as Américas. 

O Museu Catavento é um dos principais museus interativos de ciência e tecnologia do Brasil. Localizado no Palácio das Indústrias, em São Paulo, é conhecido por suas exposições interativas e educativas, atraindo visitantes de todas as idades. A inclusão da maquete da TAP Air Portugal adiciona um novo elemento ao acervo, permitindo ao público um vislumbre da história da aviação comercial e sua importância no cenário internacional. 

A TAP Air Portugal tem uma longa tradição de voos entre Portugal e Brasil, e a maquete simboliza essa ponte histórica e cultural entre os dois países. Agora, no Museu Catavento, visitantes poderão apreciar de perto uma réplica de uma aeronave que já cruzou os céus conectando dois países. 

Durante o período do Verão Europeu, a TAP oferece 96 voos semanais, uma média de 14 por dia, com saídas de 11 capitais em todo o país. Um número recorde de voos que reafirma a TAP como a mais importante Companhia Aérea Internacional a ligar o Brasil à Europa; a Companhia Aérea europeia mais brasileira.  

A TAP foi eleita, por 10 anos consecutivos, a Companhia Aérea Líder da Europa para a América do Sul pelo World Travel Awards em reconhecimento ao seu serviço de excelência. Além disso, recebeu o MICE Award como Melhor Companhia Europeia.  

A Companhia voa diretamente de São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Maceió, Porto Alegre, Recife e Salvador, para Lisboa, além de conectar o Porto a São Paulo e ao Rio de Janeiro. No total, são 11 cidades do Brasil (13 rotas, de Lisboa e Porto) que a TAP conecta diretamente à Europa. 

Sobre o Museu Catavento  

O Museu Catavento, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, foi inaugurado em março de 2009 e tem mais de 200 instalações divididas em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade). Cada seção foi elaborada com uma expografia que contribui para criar atmosferas únicas e envolventes. Atrações como borboletário, sala de realidade virtual Dinos do Brasil, simuladores, aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol e uma parede de escaladas, onde é possível ouvir relatos de personalidades da história, são apenas alguns exemplos de como o visitante pode aprender e se divertir ao mesmo tempo. Na área externa também é possível conferir equipamentos como a locomotiva Dübs (fabricada em 1888 na Inglaterra que pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de carga) e o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial.