A Tasca da Esquina, filial do restaurante de Lisboa que há 13 anos chegou em São Paulo, mostrou ao paulistano e ao brasileiro que a culinária portuguesa vai muito além do bacalhau. Seus diversos prêmios comprovam o sucesso da parceria entre o chef lusitano Vitor Sobral, o restaurador Edrey Momo. A Tasca já conquistou todos os prêmios pela da Veja São Paulo (júri popular e técnico). Nesse último ano de 2023 foi considerado o Melhor Restaurante Português pela Folha de S.Paulo, dentre vários outros reconhecimentos expressivos.
Os pratos portugueses estão no menu da Tasca com uma releitura muito criativa do Chef Vitor Sobral, frutos do respeito às raízes e uma constante pesquisa do profissional por novas técnicas e sabores. Pratos como o Hambúrguer de alheira, queijo Serra da Estrela, ovo e fritas R$109, e Bochecha de porco, purê de couve-flor e aspargos R$99, são consagrados e muito procurados pelos clientes.
No mês de março de 2024, a Tasca mudou de endereço, saindo da discreta Alameda Itu para uma esquina onde estão grandes nomes da gastronomia paulistana. Na rua Joaquim Antunes, 197 – Jardim Paulistano, o restaurante é vizinho de casas como Evvai, Maní, Mercearia do Conde e Olea.
Um pouco da história –
A primeira dose de ousadia foi o chef Vitor Sobral mostrar ao Brasil a reinvenção da cozinha portuguesa, pela técnica e amplo conhecimento das raízes da mesma. Em 2009 criou a marca “da Esquina” em Portugal – um conceito que coloca os clientes em contato com o charme e sabor da culinária de outros tempos, transformada em atemporal pelo toque moderno.
Em 2011, o chef se lançou na internacionalização da marca. Edrey Momo, na época, gestor dos negócios da família, Pizzaria 1900 e outros, aceitou o desafio e se jogou em uma auto exigente jornada de estudos. Aliás, as pesquisas são investimentos constantes para o negócio que representa um pedaço de Portugal em São Paulo.
“A cozinha portuguesa não se resume no Bacalhau”. “Não se tira a pele e a espinha do Bacalhau para cozer”. “Temos que valorizar nosso produto natural, tudo que é refinado passa por procedimento químico”. “Usamos flor-de-sal ou o sal grosso, sal refinado nunca!”. Frases como essas e muitas outras, ditas repetidas vezes por Sobral, foram ouvidas e publicadas pela imprensa. Tudo isso fez parte de um longo e instigante processo para levar a cultura portuguesa ao gosto do brasileiro.
Os esforços foram reconhecidos. Em 2015 chegou o prêmio que mais encheu de alegria toda equipe: “Fomos eleitos pelo júri popular da Veja São Paulo como o Melhor Restaurante Português de São Paulo, o reconhecimento dos nossos clientes nos traz imensa satisfação”, vibrava Vitor na expressão. No ano seguinte, o Melhor Restaurante Português pelo júri técnico da Veja São Paulo e concomitante, Edrey Momo foi reconhecido como o Restaurateur do Ano pela mesma publicação.
O afeto do público e a determinação da equipe fizeram o sucesso da Tasca da Esquina de São Paulo se manter nesses 13 Anos. Mesmo com sua recente mudança em março de 2024, da Alameda Itu para a Rua Joaquim Antunes 197 – Jardim Paulistano, o restaurante manteve boa parte do público cativo e segue uma bela trajetória.
Sobre o chef Vítor Sobral
Um Chefe à Portuguesa!
Vítor Sobral é um nome icônico quando falamos de cozinha portuguesa. Com um longo currículo de 38 anos de carreira e mais de 23 livros, ele leva essa gastronomia ao mundo como um verdadeiro embaixador. É um mestre na arte de ligar aromas, temperos e produtos, transformando os pratos mais tradicionais numa experiência moderna e inesquecível.
Já cozinhou para grandes personalidades, dentre elas, em 2023, o Papa Francisco. É consultor gastronômico de várias empresas da área; autor e co-autor de diversos livros de culinária e professor, entre outras várias funções que a sua experiência enquadra.
Consultoria: Hoje ele está à frente de diversos empreendimentos. É consultor de grandes marcas de hotéis como Santa Bárbara, White São Miguel Açores, Mundial e Convent Square Hotel. Ainda, das empresas Norgue (marca de bacalhau da Noruega), Delta Cafés, Sovena Azeite, Mendes e Gonçalves (molhos e vinagres), Miele (equipamentos de cozinhas domésticas), Ângelo Po (cozinhas industriais), Benfica (futebol), CMCascais (cantinas escolares), TAP (companhia de aviação), Silampos (palamenta de cozinha), Encontros (Catering de eventos).
Sobre Edrey Momo
O Restaurador Edrey Momo tem uma trajetória de mais de 30 anos marcada não apenas por suas conquistas gastronômicas e empresariais, mas também por sua habilidade em enfrentar desafios com resiliência e paixão. A carreira que iniciou nos negócios de sua família a Pizzeria 1900, hoje com 8 unidades e sob sua gestão, culminou no seu sucesso no cenário da Gastronomia em São Paulo. Ele foi eleito duas vezes Restauranteur do Ano, reconhecimento de sua excelência e liderança pela Revista Veja na Edição Comer e Beber.
Serviço:
Tasca da Esquina
55 11 3262-0033 / 3141-1149
gerencia@tascadasesquina.com.br