Notícias

Técnicas de culinária que vão transformar o sabor dos seus pratos

Pode até parecer que gastronomia é coisa de outro mundo, mas com práticas simples, você também chega lá!

Pixabay

Apesar de ser parte da rotina de todos, a culinária é uma verdadeira arte — não só por todo conhecimento envolvido no preparo de cada alimento, mas pela capacidade de transformar ingredientes simples em pratos extraordinários. Para isso, muitas vezes, o conhecimento de algumas técnicas, como conhecer os temperos e formas de cozinhar, faz toda a diferença.

Por exemplo, o uso correto do forno a gás é uma ótima estratégia para se ter aquele tão desejado cozimento uniforme, responsável por realçar a textura dos alimentos assados. Se você é uma dessas pessoas que deseja aprimorar suas habilidades na cozinha, este texto foi feito para você.

A seguir, conheça mais sobre algumas técnicas básicas, mas muito eficientes que irão potencializar suas novas receitas. Descubra como selar carnes ajuda a preservar a suculência, bem como marinar é a opção ideal para intensificar sabores. Continue a leitura para conferir esses segredos e muito mais.

O poder de marinar e temperar corretamente

Nada melhor do que já começarmos com uma técnica simples e muito eficiente. Marinar consiste em deixar alguns alimentos, como carnes e vegetais, imersos em uma mistura de líquidos, especiarias e temperos. Isso pode durar poucas horas ou um dia todo, e o objetivo é intensificar e deixar mais complexo o sabor de sua receita.

Ingredientes como azeite, vinagre, limão, alho e ervas frescas são ótimos para diversos tipos de marinadas — e, de bônus, ajudam a amaciar carnes. Se você quer explorar o máximo dessa técnica, lembre-se de priorizar ingredientes frescos aos industrializados, já que eles possuem aromas mais intensos e liberam óleos essenciais. Procure saber o momento ideal de colocar cada erva e tempero que você gosta.

Técnicas de cocção: selar, grelhar e usar o forno corretamente

A ideia de lidar com o preparo de carnes da forma mais básica e “bruta” possível ficou no passado. Para quem gosta de fazê-las com esmero, sabe que selar é uma técnica indispensável para preservar a suculência e garantir aquela bela crosta dourada.

O processo também é simples, e consiste em cozinhar a carne em uma panela bem quente, utilizando uma camada fina de óleo ou manteiga, selando a carne por todos os lados, mas sem cozinhá-la por dentro. Isso cria uma barreira que retém os líquidos internos, e a carne fica mais macia e saborosa. A selagem é indicada antes de levar carnes ao forno ou panela de pressão.

Seguindo em frente, vamos falar da técnica de grelhar. Bastante prática e eficaz, ela proporciona um sabor defumado para carnes, legumes e até frutas! Para ter o melhor resultado, utilize uma grelha ou frigideira com ranhuras. Elas permitem o escoamento da gordura e criaram aquelas marcas características de grelhados.

O forno a gás também merece destaque, em especial para os assados. Diferentemente de outros métodos de cocção, ele oferece um calor uniforme e controla melhor a  umidade dos alimentos. O resultado? Uma receita de texturas crocantes por fora e macias por dentro.

Deglacear e criar molhos irresistíveis

Deixamos para o final aquela técnica menos conhecida pelo público em geral, mas que pode ser adotada por todos nós.

A deglaçagem popular na cozinha profissional, e por um excelente motivo: com ela, é possível criar caldos deliciosos para acompanhar diversas receitas. Fazê-la é bastante simples, e consiste em soltar (com bebidas alcoólicas ou água) os resíduos de carnes do fundo da panela, conhecidos como fond.

Eles são muito ricos em sabor e podem ser aproveitados de diversas formas. Imagine, por exemplo, combinar o “fond” de uma fillet mignon em uma redução de vinho? Para finalizar, a deglaçagem pode ser enriquecida com manteiga ou creme de leite para uma textura mais aveludada.