Notícias

Temporada de descontos transforma o Panamá em destino que une compras internacionais e contato com a natureza

Turistas do mundo todo voltam suas atenções para o Panamá no mês de setembro, em busca de promoções e descontos que vão até 70% em diversos produtos

Destino paradisíaco para quem busca diversão, sustentabilidade e até um inigualável roteiro gastronômico, o Panamá também é reduto de grandes promoções no mês de setembro. Antecipando a Black Friday, o país, localizado no istmo que liga a América Central à do Sul, atrai visitantes do mundo inteiro que buscam unir passeios em cenários naturais deslumbrantes e compras com super descontos que  incluem roupas, perfumaria, acessórios, produtos tecnológicos e os mais diversos segmentos que se possa imaginar no frenético comércio da cidade do Panamá.

Graças a esse movimento, denominado de Panamá Black Weekend, desde 2017 turistas voltam suas atenções para o Panamá como um destino de compras. Agência e operadores de viagens também combinam em seus pacotes roteiros que misturam a rica cultura e natureza do Panamá a passeios nos principais shoppings e centros de compras da capital e demais cidades panamenhas, em um roteiro completo que fomenta a ampliação das estadias e as oportunidades de vendas dos pacotes turísticos. 

O Panamá Black Weekend – campanha criada pelo PROMTUR Panamá, vertical do Ministério de Turismo do país – impulsiona o comércio varejista local, mas também setores como companhias aéreas, restaurantes, hotéis e agências de viagens. Com a campanha, o destino ganha mais um atrativo, com os operadores turísticos e todo o setor produtivo do país aderindo ao período de vendas. O evento gera impacto positivo na economia nacional, beneficiando diversas indústrias e fortalecendo o crescimento econômico do país ao atrair turistas que estendem ou complementam sua estadia colocando no roteiro os dias 13 e 15 de setembro (fim de semana da Black Weekend no Panamá).

De acordo com a Associação Panamenha de Shopping Centers (Apacecom), desde a sua criação, o Panamá Black Weekend cresceu significativamente, permitindo que mais de três mil empresas maximizassem suas vendas. No ano passado, o evento registrou vendas superiores a 80 milhões de dólares, com boa parte desses recursos sendo trazidos por visitantes internacionais ávidos por boas promoções, que chegam a até 70% de desconto nos preços originais de eletroeletrônicos, roupas, acessórios, perfumaria e diversos outros segmentos. 

A campanha conta com o apoio e promoção da Autoridade de Turismo do Panamá, PROMTUR Panamá, a Câmara de Turismo do Panamá, Copa Airlines, APATEL, ARAP, APOTUR, APAVIT e Câmara de Comércio e Indústrias de Panamá, que fortalecem a promoção do destino como um  atraente local para compras, ao mesmo tempo em que oferece riqueza cultural, gastronómica e natural.

Atraídos por esse mix variado, visitantes da Costa Rica, Colômbia, Guatemala, República Dominicana, Peru, Argentina, Equador e Brasil concentram grande parte da demanda para visitas ao Panamá no período promocional, viajando para conhecer grandes centros comerciais como o Albrook Mall, Megamall, Los Andes Mall, Westland Mall, Atrio Mall, Los Pueblos, Los Pueblos Juan Díaz, Town Center Costa del Este, Balboa Boutique, Altaplaza Mall, Chiriquí Mall, Santiago Mall, Soho City Center e Plaza Terrestre.

Por que escolher o Panamá?

Além das promoções, o Panamá reúne atrativos que vão desde arranha-céus modernos, cassinos e casas noturnas a construções coloniais e florestas tropicais. Há muito o que fazer e visitar na cidade do Panamá. Fora da capital, os pacotes turísticos também abrem espaço para visitas a comunidades ancestrais, florestas e montanhas, contando ainda com a visita, ao mesmo tempo, aos oceanos Pacífico e Atlântico — algo possível apenas no país. 

Roteiro gastronômico 

“Cidade gastronômica criativa”, reconhecida pela  Unesco desde 2017, a Cidade do Panamá é um espetáculo à parte quando se pensa em bons pratos a preços acessíveis. Reunindo sabores de toda a parte do mundo, o Panamá apresenta o que há de melhor na alta gastronomia, mas sem abrir mão de suas tradições locais. “Sancocho”, “Caramañolas”, “Guacho” e “Rondón” são algumas das delícias do país. 

Rota do café 

O Panamá possui o Circuito do Café, desenvolvido pela Autoridade de Turismo do Panamá (ATP) e o Centro de Competitividade da Região Oeste (CECOMRO), com fazendas deslumbrantes em cada região que abrem as portas para receberem visitantes. O país também tem uma cena cafeeira incomparável, desde as três regiões cafeeiras localizadas no ponto mais temperado e mais alto e o renomado Geisha – conhecido por ser o mais valioso e de maior qualidade do mundo.

Casco Antiguo/Viejo 

Distrito histórico do Panamá, a região é patrimônio arqueológico do país. O distrito é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO e é datado em 1673. Conta com praças vibrantes e ruas pitorescas pavimentadas com tijolos e cercadas por edifícios coloridos. A área é ideal para caminhar, descobrir a história e desfrutar de uma diversa e sofisticada culinária. 

Canal do Panamá

O Canal do Panamá é um canal artificial de navios com 77,1 quilômetros de extensão, localizado no Panamá e que liga o oceano Atlântico ao oceano Pacífico. Com barcos no circuito, a visita  pode durar cerca de uma hora, com narração sobre a história e importância de uma das maiores obras de engenharia construídas pelo homem. Visite também o Museu do Canal do Panamá para saber mais sobre o famoso canal.

Parque Nacional CoibaO Parque Nacional Coiba é um dos 50 Patrimônios Mundiais Marinhos da Unesco e protege 38 ilhas menores e as áreas marinhas circundantes no Golfo de Chiriqui. A floresta tropical húmida do Pacífico de Coiba mantém diversidade de animais, aves e plantas endémicas devido à evolução contínua de novas espécies.

Parque Nacional de Darien 

A maior área protegida do Panamá, abrangendo 574 hectares ao longo do sudeste, o Parque Nacional Darien é uma Reserva da Biosfera e o foco de muitos esforços de conservação no país. Lar de uma variedade de habitats que promovem uma rica biodiversidade contendo vida selvagem notável, incluindo florestas tropicais, cadeias de montanhas, pântanos, costas e muito mais.

Reservas Talamanca Range-La Amistad / Parque Nacional La Amistad

Com a maior parte da terra coberta por florestas tropicais abrangendo a paisagem montanhosa acidentada, o Parque Nacional La Amistad tem uma rica variedade de espécies, incluindo mais de 10 mil plantas com flores, 215 espécies de mamíferos, 600 espécies de aves, 250 espécies de répteis e anfíbios e 115 espécies de peixes de água doce.

Ngäbe-Buglé X Soloy

É possível conhecer a majestosa paisagem natural de Soloy – a porta de entrada para uma das místicas regiões indígenas do Panamá, onde tradições, lendas e modos de vida foram preservados por milhares de anos. Além disso, também há a possibilidade de viver com a população local e aprender sobre a cultura Ngäbe por alguns dias, além de encantar-se com a cachoeira Kiki, saborear a cozinha tradicional Ngäbe e embarcar em uma excursão épica de rafting.

Comunidade Achiote X Caribe de costa a costa

Colón, uma das províncias do Caribe panamenho, é caracterizada por cores vibrantes, praias de águas cristalinas, cultura ancestral e gastronomia requintada. Esta é a chance de acordar na Costa Arriba, localizada na Comunidade Achiote, caminhar pela trilha El Trogón, ver as Ilhas Colón e explorar três patrimônios mundiais declarados pela Unesco.

Golfo do Panamá

Com uma extensão de 250 quilômetros a 220 de profundidade, é a única rota marítima que liga o Oceano Pacífico ao Canal do Panamá, abrigando vários golfos e baías menores, como a Baía do Panamá, o Golfo do Parita e o Golfo de San Miguel. Localizado no centro do Golfo do Panamá, o arquipélago das Ilhas das Pérolas possui mais de 200 ilhas desabitadas e ilhotas para pesca premium durante todo o ano.

Crédito das fotos: Divulgação / Promtur Panamá