Notícias

Troque o óleo e evite um enredo de problemas na estrada: Confira 5 dicas para manutenção deste item antes do carnaval

Troque o óleo e evite um enredo de problemas na estrada: Confira 5 dicas para manutenção deste item antes do carnaval
Divulgação

Carnaval é sinônimo de folia, mas também de estradas lotadas! Para não deixar que a falta de manutenção estrague a diversão, a atenção à troca do óleo lubrificante é fundamental. Ele é essencial para o bom funcionamento do motor, mas muitos motoristas acabam negligenciando esse cuidado. Antes de curtir os bloquinhos ou visitar outra cidade, confira estas 5 dicas:

  1. Verifique o nível do óleo antes de pegar a estrada

Antes de cair na folia, cheque o nível do óleo com o motor frio e em uma superfície plana. O ideal é que esteja entre as marcas de mínimo e máximo indicadas na vareta. E se tiver dúvidas, conte com a ajuda de um profissional em postos de combustível ou centros automotivos.

  1. Respeite o prazo de troca do óleo

Não adianta ter energia para dançar todos os dias de Carnaval se o motor do seu veículo está rodando com o óleo vencido! Usá-lo além do prazo compromete a lubrificação e pode causar desgaste prematuro das peças. Fique de olho na quilometragem e no tempo indicado pelo fabricante.

  1. Escolha o óleo certo para o seu motor

Assim como cada folia tem um ritmo, cada motor tem um tipo de óleo ideal. Verifique as especificações do fabricante, considerando viscosidade e tipo: mineral, sintético ou semissintético. Usar um produto errado pode comprometer o desempenho do carro e aumentar o consumo de combustível. Caso não saiba o tipo de óleo indicado para o seu veículo, consulte o manual do proprietário.

  1. Troque o filtro de óleo junto com o lubrificante

O filtro é responsável por reter impurezas no motor, evitando contaminação. Trocar o filtro junto com o óleo garante maior efici

ência da lubrificação e protege o motor. Afinal, ninguém quer ficar parado no acostamento enquanto os amigos curtem a festa!

  1. Atenção a vazamentos e consumo excessivo

Manchas de óleo na garagem ou consumo acima do normal podem ser sinais de problemas. Antes de pegar a estrada, passe em uma oficina especializada para uma revisão.

Troque o óleo e evite um enredo de problemas na estrada: Confira 5 dicas para manutenção deste item antes do carnaval
Divulgação

E você já se perguntou sobre o que acontece com o óleo usado?

Pouca gente sabe, mas o óleo lubrificante usado ou contaminado (OLUC) é um resíduo altamente poluente: apenas 1 litro pode contaminar 1 milhão de litros de água! No Brasil, a legislação determina que todo OLUC seja coletado e destinado ao rerrefino, um processo industrial que transforma o resíduo em óleo básico para novos lubrificantes.

A Lwart Soluções Ambientais é referência nacional nesse processo, garantindo que o OLUC não cause danos ao meio ambiente. “O óleo lubrificante usado tem alto potencial poluente, mas também pode ser reaproveitado. Ao passar por um processo de rerrefino, ele se transforma em óleo básico, essencial para a produção de novos lubrificantes, contribuindo para um ciclo sustentável”, afirma Rodrigo Maia, Diretor de Coleta e Logística da Lwart Soluções Ambientais.

Neste Carnaval, além de planejar sua viagem e escolher sua fantasia, lembre-se de cuidar do seu veículo e do meio ambiente. Afinal, responsabilidade também faz parte da festa!

Sobre Lwart Soluções Ambientais

Empresa 100% brasileira, a Lwart Soluções Ambientais é a líder nacional no segmento de coleta e rerrefino de óleo lubrificante usado ou contaminado, e única produtora na América Latina de óleos básicos de alta performance (Grupo II) a partir desse resíduo. Como empresa que tem a transformação em seu DNA e a sustentabilidade como principal pilar, também coleta, destina e transforma diversos tipos de resíduos sólidos comerciais e industriais. A Lwart Soluções Ambientais atende cerca de 80 mil clientes todos os anos, possui uma fábrica para produção de óleo básico de alta performance a partir do óleo lubrificante usado, localizada em Lençóis Paulista (SP), bem como 19 unidades de armazenamento temporário de resíduos espalhadas pelo Brasil. Mais informações em www.lwart.com.br.