O resultado superou os dados do mês anterior e aponta o aquecimento do turismo do país
O turismo vem batendo recordes mensais em 2023 e contribuindo, cada vez mais, com a geração de postos de trabalho no Brasil. Em setembro, foram criados 24,4 mil novos empregos com carteira assinada dentro do setor. A informação é de um levantamento feito pelo Ministério do Turismo, com base em dados do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
A ocupação na área de “Alojamento e Alimentação” alcançou o melhor desempenho na série histórica do ano, chegando no nono mês do ano com mais de 16.6 mil novos empregos. O setor de “Transporte Rodoviário de Passageiros” manteve crescimento em relação a agosto, alavancando 2.8 mil vagas, assim como a área de “Arte e Cultura”, que garantiu 2.3 mil novos cargos.
Com mais de 50 atividades econômicas, o turismo nacional emprega milhões de brasileiros. O ministro do Turismo, Celso Sabino, destaca a força do setor na geração de empregos no país. “O turismo está crescendo e vive um momento forte de aquecimento em vários segmentos. Prova disso são os dados que reforçam também o quanto podemos desenvolver a atividade turística brasileira, gerando mais emprego e renda no país, impulsionando a economia”, pontuou.
Incluindo todas as atividades econômicas, em setembro foram mais de 211,7 mil empregos, sendo que o setor de Serviços, o qual o turismo está inserido, contribuiu com a maior parcela desse saldo, com 98.2 mil novas vagas.
Os dados do setor de Serviços trazem ainda um recorte interessante e demostram que o mercado de trabalho está empregando mais pessoas do sexo feminino. Ao todo, foram 50,7 mil mulheres contratadas, contra 47,4 homens no mesmo período. No turismo, o mercado de trabalho é majoritariamente composto por mulheres.
NOVO CAGED – Instituído em janeiro de 2020, o Novo Caged gera estatísticas do emprego formal por meio de informações captadas dos sistemas eSocial, Caged e Empregador Web. A metodologia adotada visa assegurar a qualidade e a integridade das estatísticas do emprego formal durante a transição dessas fontes de captação de dados.
Acesse AQUI a matéria também no portal do Ministério do Turismo.
Crédito da foto: Pixabay