Desde o anúncio pelo presidente Lula (em maio próximo passado) de que Belém será sede da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em novembro de 2025, o Pará passou a viver um clima de crescente euforia por parte de diversos segmentos da comunidade amazônida. Durante encontro do Presidente da República com o governador paraense Helder Barbalho e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que informou a confirmação pela ONU do histórico evento, integrantes do trade turístico local passaram a agir de forma otimista quanto aos benefícios advindos do histórico encontro de líderes mundiais para tratar de importantes assuntos relacionados ao meio ambiente.
‘Será a primeira vez que teremos uma reunião desta magnitude sobre mudanças de clima no Brasil e na cidade de Belém”, enfatizou o embaixador brasileiro, apoiado de imediato pelo Governador do Pará, que acrescentou ser um privilégio para o Brasil e para o nosso Estado sediar uma conferência tão relevante. “Este fato é uma grande satisfação. O Estado do Pará e Belém estão ávidos para receber a todos e trabalhando para que possamos, por um lado, fazer um belo evento e mostrarmos que a Amazônia está preparada para receber o planeta, mas, por outro, também para a construção do desenvolvimento sustentável em favor da região”.
Nesta linha de raciocínio do governador Helder Barbalho está a fala que ele tem adotado para enfatizar que “não podemos ser coadjuvantes neste histórico evento e sim protagonistas. Belém não poderá ficar, após a COP 30, apenas como a cidade que sediou tão importante conferência, mas sim uma sede à altura da sua grandeza, deixando um legado inquestionável em benefícios aos que nela habitam e aos que a visitam.
Uma prova da ascensão turística que já se faz sentir é o aumento no número de obras novas e também o andamento de outras que estavam paradas. Os governos estadual e municipal começam a atuar juntos para entregar e\ou acelerar projetos que visam fortalecer o turismo na capital e no interior. Por sua vez, o presidente Lula colocou o governo federal à disposição do Pará para ajudar no que for necessário para o evento e disse ter certeza que os visitantes vão ficar maravilhados com a cidade de Belém. “Como o povo do Pará é um povo alegre, festeiro e competente, tenho certeza que o Pará vai encantar o mundo. Estamos juntos para fazer a melhor COP que já aconteceu”, acrescentou Lula.