Nos cinco primeiros meses de 2023, quase três milhões de turistas estrangeiros desembarcaram no Brasil
Em pouco mais da metade de 2023, o Brasil já contabilizou uma alta de 108% no turismo internacional. Até os cinco primeiros meses do ano, de acordo com dados da Embratur, quase 3 milhões de turistas internacionais desembarcaram em solo nacional.
O grande destaque foi no mês de maio. Somente em maio cerca de 292,3 mil estrangeiros tiveram o Brasil como destino para sua viagem. Estes levantamentos foram feitos em parceria com a Embratur, as equipes do Ministério do Turismo e a Polícia Federal. Somente este número de maio foi 44,5% maior do que foi visto em 2022, no mesmo mês.
Existe também um padrão nos países que mais visitam o Brasil. No topo do ranking, estão Argentina (1,24 milhão), Estados Unidos (271,1 mil) e Paraguai (215,5 mil). Também existem alguns estados que estão entre os principais destinos.
Entre estes locais, estão Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Até este período analisado, o Brasil também recebeu um valor bilionário com turistas estrangeiros. A injeção brasileira de turismo internacional girou em torno de US$ 567 milhões, cerca de R$ 2,7 bilhões na cotação atual.
Este valor atingiu uma marca histórica no quesito. Desde 1998, quando começou a série histórica, é o maior registrado, o que reflete diretamente no aumento do incentivo do turismo focado neste público internacional.
Segundo palavras de Marcelo Freixo, presidente da Embratur, a meta é que este número aumente mais ainda no segundo semestre deste ano. A estratégia é, principalmente, aumentar a “conectividade internacional”.
“Estamos dedicados a colocar o turismo em uma posição estratégica, e, para isso, estamos trabalhando para ampliar a conectividade do Brasil. A Embratur vem atuando com as empresas aéreas para garantir essa ampliação de rotas no mercado internacional, de forma que o turista consiga acessar com facilidade a diversidade de destinos que temos em nosso país”, destacou Freixo.
Quanto a soma entre voos que têm o Brasil como destino, já aumentou 40%, em comparação ao último ano. Falando em números mais exatos, saiu de 46.223 para 64.783.
O aquecimento do turismo intensifica as mais variadas áreas da economia. Desde comércios menores até negócios maiores, todos os aspectos estão envolvidos – lazer, hospedagem, alimentação, entre muitos outros. Por exemplo, um turista que desembarca no Sul do país muito provavelmente vai buscar aluguel de carro no aeroporto de Florianópolis.
Estes bons números estão se manifestando desde janeiro. Logo no começo do ano, de acordo com números divulgados pelo site do governo federal, mais de 868 mil turistas entraram no Brasil – muito motivados também pelo verão brasileiro e pelo período de férias.