O turismo na Europa é uma das opções mais procuradas pelos viajantes, principalmente pelos diversos pontos turísticos e pela importância histórica e cultural desse continente.
Todo apaixonado por viagens e novas experiências já cogitou, em algum momento, ir para um destino europeu. O Velho Continente é repleto de localidades encantadoras, que reúnem diversão, conhecimento, descanso, belezas naturais e tudo que um bom turista gosta!
Mas, para ter uma vivência mágica e inesquecível, você precisa de um bom planejamento e um roteiro eficiente. Então, se está pensando em viver uma aventura europeia, continue nesse post e confira as melhores dicas para aproveitar o turismo na Europa ao máximo!
Turismo na Europa: Como se planejar
A experiência do turismo na Europa começa muito antes da chegada aos territórios europeus. Ela se inicia no planejamento da viagem, desde a preparação da documentação até a concretização dessa jornada europeia.
Por isso, veja como se planejar para o turismo na Europa e anote todas as dicas, para não se esquecer de nenhum detalhe importante!
Inicie os trâmites de documentação
Primeiro de tudo, a prioridade é a documentação. Sem ela, você não consegue nem mesmo sair do Brasil, muito menos entrar na Europa. Dessa forma, é fundamental que você se atente aos documentos exigidos para cada um dos seus destinos, para que não passe por nenhum perrengue.
Entre a documentação necessária, alguns documentos são prioritários, sendo cruciais para a sua ida à Europa. Veja quais são eles:
Passaporte
O passaporte é o documento básico para qualquer viagem internacional. Salvo exceções, como os membros do Mercosul, ele é cobrado em todos os países, incluindo os 50 europeus.
Então, se ainda não tem o seu passaporte, tire-o o quanto antes, e, se você já tem, confira a validade dele com antecedência!
Visto ETIAS
A partir de 2025, uma autorização será exigida aos brasileiros que quiserem entrar como turistas na Europa. Apesar de ser conhecida como “visto ETIAS”, essa documentação não é um visto. Muito pelo contrário, ela é justamente um documento que isenta a necessidade do visto tradicional.
Como é uma nova documentação, é super normal ficar com receio quanto a ela. Mas, fique tranquilo, pois o ETIAS poderá ser emitido online, por meio de um processo bem simples e rápido. Vale lembrar que, se o seu turismo na Europa for feito em 2024, não precisará se preocupar com essa autorização!
Tenha um chip internacional, card tradicional ou eSim
Um aspecto mais que fundamental para o turismo na Europa é a comunicação. É impossível ter a melhor experiência possível se não se comunicar com os nativos, os amigos e os familiares.
Esse recurso facilita a sua adaptação na cidade, possibilita a criação de novas amizades, permite que você mate um pouquinho da saudade de casa e deixa a vivência bem mais divertida.
É por isso que você deve contar com um equipamento que ajude em tudo isso e muito mais: o chip internacional. Esse dispositivo, tanto na versão física quanto na virtual, te dá acesso à internet de alta qualidade, possibilitando o uso de todos os recursos digitais.
Assim, você pode utilizar apps de tradução e transporte, WhatsApp, redes sociais, sites… todas ferramentas que quiser!
Compre as passagens com antecedência
Geralmente, as passagens são o maior gasto das viagens internacionais e, quando se trata de turismo na Europa, a disponibilidade de assentos também deve ser levada em consideração.
Por esses motivos, se você quiser garantir bons preços em suas passagens e não correr o risco de ficar sem vaga para a data da sua viagem, compre os bilhetes aéreos com bastante antecedência!
Reserve a hospedagem em lugares estratégicos
Outro aspecto de extrema importância para uma viagem é a hospedagem. Além de proporcionar noites agradáveis e confortáveis, ela também precisa estar em uma localização estratégica.
Ficar hospedado em um estabelecimento próximo a restaurantes, estações de metrô/pontos de ônibus, lojas diversas e, até mesmo, pontos turísticos facilita bastante a rotina da viagem, uma vez que reduz o tempo de locomoção entre um passeio e outro.
Comece o planejamento financeiro
Como qualquer outra viagem, o turismo na Europa exige um orçamento bastante considerável. Você precisa fazer uma análise do quanto pode e precisa gastar, para entender qual é o tipo de experiência que estará ao seu alcance financeiro.
Então, calcule os gastos necessários com passagens, hospedagem, transporte, alimentação e ingressos de pontos turísticos. A partir disso, inicie o seu planejamento financeiro e crie um cronograma de economia, para saber quanto precisará economizar em cada mês, até o momento da viagem.
Turismo na Europa: Roteiro de lugares
Existem inúmeras possibilidades de destinos na Europa, e você pode combiná-los da forma como quiser, tendo em mente os seus interesses e sonhos. Mas, alguns roteiros se destacam entre os turistas, por serem bastante completos e interessantes.
Se ainda não sabe para quais localidades ir durante a sua viagem à Europa, confira alguns roteiros incríveis!
Madri + Florença + Munique
Você é do tipo de pessoa que curte um roteiro movimentado, com várias opções de entretenimento para qualquer período do dia? Então, Madri, Florença e Munique podem ser exatamente o que você procura para a sua viagem europeia!
Com esse roteiro, você consegue aproveitar os belíssimos pontos turísticos dessas localidades, como o Museu do Prado, os Jardins do Retiro de Madrid, a Santa Maria del Fiore, o David de Michelangelo, a Piazza del Duomo, a Marienplatz, o Parque Olímpico de Munique e muito mais.
E, além disso, você poderá curtir as noites em ótimos restaurantes, baladas, bares e pubs. Com certeza, sua viagem a Madrid + Florença + Munique te proporcionará momentos inesquecíveis!
Roma + Florença + Veneza + Milão
Se a Itália é o seu destino dos sonhos, o roteiro Roma + Florença + Veneza + Milão pode ser a sua escolha perfeita. Ele reúne as cidades italianas mais clássicas e permite que você as conheça em uma única viagem.
Desse modo, se não abre mão de conhecer o Coliseu, a Fontana di Trevi, a Capela Sistina, a Piazza del Duomo, a Galeria de Belas Artes de Florença, os canais venezianos, a Catedral de Milão e os mais diversos pontos turísticos italianos, esse roteiro foi feito para você!
Londres + Paris
Não é nenhuma surpresa que Inglaterra e França são dois dos países mais visitados da Europa, né? E, se eles estão na sua lista de destinos imperdíveis, também é possível conhecê-los em uma única viagem.
O roteiro Londres + Paris permite que você explore tudo que essas cidades têm a te oferecer. Sem dúvidas, esse é um dos roteiros mais clássicos, e você vai sentir o clima europeu a cada segundo dessa experiência.
Já pensou em como seria incrível conhecer o Big Ben, a Tower Bridge, o Palácio de Buckingham, o Museu do Louvre, a Torre Eiffel e a Catedral de Notre-Dame em uma mesma viagem?!
Amsterdã + Bélgica + Paris
Se você pensa em conhecer mais de dois países e fugir um pouco dos roteiros mais tradicionais, ir para Amsterdã + Bélgica + Paris é uma boa opção. Apesar de Paris ser um destino clássico, a Bélgica e a cidade de Amsterdã deixam a viagem mais diferenciada.
Na Bélgica, você pode ir para a capital Bruxelas e para as belas cidades de Bruges e Ghent. Assim, o seu roteiro fica bastante diversificado, indo do clássico ao moderno em poucos dias!