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Vinho com inteligência artificial e vinícolas urbanas: confira as inovações que poderão ser conferidas na Wine South America 2025

Feira ocorre de 6 a 8 de maio, na Serra Gaúcha, e reúne mais de 430 marcas nacionais e internacionais

Vagão Filmes, Divulgação

O futuro do vinho já começou e poderá ser degustado na 5ª edição da Wine South America, que acontece de 6 a 8 de maio, em Bento Gonçalves (RS). A feira reúne mais de 430 marcas nacionais e internacionais e traz para o público as tendências que estão redefinindo a produção mundial: vinhos elaborados com a ajuda de inteligência artificial, vinícolas urbanas, exemplares maturados por até 5 anos em cave e muito mais.

Consolidada como vitrine de inovação e negócios, a Wine South America prevê movimentar mais de R$ 100 milhões em negociações geradas durante e após o evento. Ao todo, serão mais de 2 mil reuniões comerciais nacionais e internacionais, reforçando seu papel estratégico no crescimento do setor.

Entre as grandes novidades que o público poderá conferir está o primeiro corte brasileiro criado com a ajuda de algoritmos de Inteligência Artificial, o IA Corte I. A Casa Tertúlia, localizada no Alto Uruguai gaúcho, é quem apresenta na feira esse marco inédito na enologia brasileira. Utilizando análise físico-química dos lotes e dados de avaliações internacionais, a tecnologia desenvolvida pela vinícola é capaz de sugerir cortes ideais para otimizar a qualidade dos vinhos, aproximando os rótulos dos padrões mais premiados em competições globais.

Esse sistema foi criado pelo engenheiro da família proprietária, Gabriel Hilgert, mas as conversas sobre o desenvolvimento da inovação envolveram também os demais familiares – incluindo uma enóloga, um administrador e uma filósofa. “Essa análise feita através da IA não visa a suplantar o papel do enólogo, e sim, ao contrário, permite que o enólogo explore melhor suas possibilidades, ampliando sua capacidade de expressão. Em outras palavras, os vinhos são elaborados de maneira tradicional, e no corte em que se define a proporção de cada vinho é que atua a otimização pela IA, permitindo uma maior qualidade final, mas sempre partindo de lotes com potencial elaborados por enólogos de maneira convencional”, explica Gabriel.

Casa Tertúlia, Divulgação
Casa Tertúlia, Divulgação
Casa Tertúlia, Divulgação

A estreia da primeira vinícola urbana brasileira

Outro destaque é a participação da Vinícola Ruiz Gastaldo, que é primeira vinícola urbana do Brasil. Com sede em Porto Alegre (RS) e produção de pequena escala (cerca de 4 mil garrafas por ano), a vinícola aposta em rótulos autorais, que expressam a visão pessoal de seu produtor.

Participando pela primeira vez como expositora da Wine South America, a vinícola apresentará espumantes, vinhos brancos e tintos, destacando ainda a tendência internacional de trazer a experiência da vinificação para o ambiente urbano. “O vinho acompanha a humanidade desde os primórdios e hoje a humanidade está em grandes centros.  Além de encurtar a distância entre os apreciadores e a produção, as vinícolas urbanas oferecem praticidade e incentivam novos públicos a explorarem o universo do vinho sem sair das grandes cidades. Nos Estados Unidos e na Europa, as vinícolas urbanas já são bem comuns”, explica Eduardo Gastaldo, proprietário da Ruiz Gastaldo.

Ruiz Gastaldo, Divulgação
Ruiz Gastaldo, Divulgação

História e tradição também são reverenciadas na WSA

A tradição do setor vitivinícola nacional também terá espaço na 5ª edição da Wine South America. A Casa Valduga, por exemplo, que se consolidou como uma das vinícolas mais renomadas do país, preparou o lançamento de dois rótulos exclusivos na feira: o Maria Valduga Nature e o Praeteritum.

O espumante Maria Valduga Nature foi eleito o melhor do Brasil pelo Guia Descorchados 2025, somando 95 pontos, uma das notas mais altas da edição. Elaborado pelo método tradicional e maturado por 60 meses (ou seja, 5 anos) em cave, o rótulo traz um blend de 80% Chardonnay e 20% Pinot Noir. Já o vinho Praeteritum é um vinho nobre tinto meio seco, elaborado com as varietais Merlot e Marselan. Os dois rótulos estarão à venda em breve, mas poderão ser degustados com exclusividade durante o evento. O Maria Valduga Nature será comercializado a R$ 569,00, enquanto o Praeteritum a R$ 749,00.

Além destes lançamentos, o Grupo Famiglia Valduga apresenta o documentário A voz de quem faz, produção dividida em sete capítulos que retrata a história e os pilares da marca. Por meio de imagens de arquivo, fotos, depoimentos e materiais históricos, a série percorre desde a chegada da família ao Brasil até a consolidação da vinícola como referência no setor, celebrando os 150 anos de imigração da Famiglia Valduga.

A 5ª edição da Wine South America promete, assim, unir tradição e inovação, mostrando como o setor vitivinícola brasileiro está se adaptando às novas tendências globais e expandindo seus horizontes para além dos vinhedos.

Casa Valduga, Divulgação

Inovações contemplam todo o setor vitivinícola

As inovações apresentadas na Wine South America vão além das vinícolas e contemplam todo o setor vitivinícola. Um exemplo disso é a Cobucci Cosméticos, que transforma subprodutos da uva, antes descartados, em produtos de alta performance na indústria cosmética. “Enxergamos o potencial promissor da uva para a indústria cosmética, especialmente suas cascas e sementes, que contêm uma riqueza de benefícios. Nosso objetivo é traduzir a maravilha da uva em cosméticos de excelência, mantendo a essência dos elementos naturais que a natureza nos presenteia”, explica a médica dermatologista Margaritha Cobucci, CEO da empresa.

Outro exemplo de inovação que abrange todo o setor vitivinícola é o projeto Hacka Vitis, que é uma parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Por meio dele, alunos da instituição desenvolvem soluções para os principais desafios da cadeia durante a Wine South America. A ideia vencedora do Hacka Vitis passa, após a feira, por um período de incubação no IFRS para se desenvolver e depois ser colocada em prática no mercado.

Sobre a Wine South America

A Wine South America será realizada de 6 a 8 de maio de 2025, na Serra Gaúcha. A região é a maior produtora de vinhos e espumantes do Brasil.

A cidade de Bento Gonçalves, sede do evento, é conhecida como a capital brasileira da uva e do vinho e contempla a importante denominação de origem (DO) Vale dos Vinhedos. O município de Pinto Bandeira, que fica a poucos quilômetros de Bento Gonçalves, conta também com a certificação de Denominação de Origem de Espumantes, tornando-se a primeira DO de espumantes do Novo Mundo.

A WSA reunirá em único ambiente mais de 400 marcas nacionais e internacionais, oferecendo um amplo espaço para a realização de grandes negócios dentro de toda a cadeia vitivinícola. A Wine South America é ideal para estreitar relacionamentos e ver de perto a maior concentração de vinhos da América Latina. O evento tem patrocínio do Sicredi, BRDE, BADESUL – Agência de Fomento do Rio Grande do Sul, Caixa Econômica, Governo Federal, Prefeitura de Bento Gonçalves e Sebrae. O apoio é do CONSEVITIS-RS em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação – SEAPI RS, além da Apex-Brasil e da Águas Prata.