O vinho gaúcho é fruto de trabalho, esforço e história. Diante das severas e devastadoras enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul no mês passado, escolher um vinho gaúcho, mais do que uma simples compra, é um ato humanitário que garante o fortalecimento de comunidades e preserva tradições. As dificuldades enfrentadas pelo estado e pela cadeia Produtiva da Uva e do Vinho são latentes, o setor precisa seguir em frente e é muito importante toda a mobilização que tem ocorrido visando minimizar e contornar os impactos econômicos, contribuindo para a restruturação e reconstrução de tudo que foi destruído.
Por aqui reforçamos a idéia de que conhecer bons rótulos brasileiros é sempre uma experiência gratificante. Nessa edição, te convido a prestigiar, ainda com mais empenho, rótulos produzidos pelas Vinícolas do Rio Grande do Sul. Sugiro a compra de rótulos da Serra Gaúcha, Serra do Sudeste, Campos de Cima da Serra, Campanha… não importa a região, premiados ou não, são sempre vinhos que surpreendem em excelência e comprovam o quanto nossa produção brasileira tem se destacado. E mais que isso, prestigiar as Vinícolas do Sul, nesse momento de reconstrução, é garantir a continuidade de todo um trabalho sério e comprometido, de comunidades determinadas, de empreendedores sérios e idealistas, que compuseram e garantiram um cenário de excelência aos vinhos brasileiros diante do mundo.
No Rio Grande do Sul, 80% dos rótulos são produzidos por Vinícolas Familiares que dependem do Enoturismo, e que empregam muitas pessoas de diferentes setores. É tempo de prestigiar ainda mais esses produtores, seja adquirindo por e-commerces, seja dando preferência em seus pedidos em bares e restaurantes, seja indicando e promovendo a venda dos vinhos do Rio Grande.
Indico a seguir algumas uvas e as respectivas regiões em que se destacam pelos vinhos produzidos, garantindo uma experiência ainda mais acertada a você que vai reforçar sua adega com rótulos gaúchos:
Merlot e Marselan – Vale dos Vinhedos
Tannat – Campanha Gaúcha
Moscatel e Chardonnay de Farroupilha e Garibaldi
Nebbiolo – Serra do Sudeste
Cabernet Franc – Altos Montes
Espumantes – Pinto Bandeira
Sauvignon Blanc – Campos de Cima da Serra
Para mais sugestões e indicações, siga-nos e envie suas dúvidas no instagram: @enotecabrasileira