Com a campanha ‘Starring GREAT Britain’, viajantes são convidados a explorar a Grã-Bretanha inspirados por filmes e séries de sucesso

Para inspirar visitantes do Brasil a escolher a Grã-Bretanha como seu próximo destino e explorar suas nações e regiões, o órgão oficial britânico para o turismo, VisitBritain, lançou nesta semana a campanha ‘Starring GREAT Britain’ (‘Estrelando: Grã-Bretanha, em tradução livre) no Brasil, dando início à campanha com um evento em São Paulo em que a Grã-Bretanha foi a estrela do show.
Com um evento exclusivo de lançamento no tradicional cinema de rua Cinesala, em São Paulo, o VisitBritain reuniu profissionais do setor e a mídia para apresentar experiências inspiradas em filmes e séries que os visitantes só podem vivenciar na Grã-Bretanha.
O evento contou com a exibição do filme de lançamento da campanha, inspirado em produções de grande sucesso. O filme leva os espectadores a uma jornada cinematográfica pela Grã-Bretanha, oferecendo um assento na primeira fila para os destinos que estão no centro da ação na tela.
A campanha é lançada com base na pesquisa do VisitBritain sobre turismo cinematográfico, que mostra que 95% dos visitantes brasileiros entrevistados demonstram interesse em conhecer locais de filmagem durante uma viagem ao Reino Unido.
A CEO do VisitBritain, Patricia Yates, declarou:
“Os destinos britânicos são os verdadeiros protagonistas, pois aproveitamos o grande apelo do turismo cinematográfico para atrair visitantes do Brasil e estimular seus gastos em nossas nações e regiões, impulsionando as economias locais. Utilizando filmes e séries como gancho, estamos contando a história da Grã-Bretanha de hoje, destacando nossos destinos dinâmicos e diversos e colocando nossa hospitalidade em evidência.
Filmes, TV e turismo têm muito em comum. Eles aproximam as pessoas e nos transportam para novos lugares, experiências e aventuras. Da exploração de nossas cidades vibrantes, atrações de classe mundial e paisagens deslumbrantes – cenários de tantas locações icônicas – até a experiência de vivenciar nossa cultura contemporânea e hospitalidade , a campanha ‘Starring GREAT Britain’ inspira os visitantes brasileiros a se colocarem em cena com novas descobertas ao reservarem suas viagens para a Grã-Bretanha agora.”
O Vice-Presidente Executivo do VisitBritain para as Américas, Austrália e Nova Zelândia, Paul Gauger, afirmou:
“Estamos muito animados em lançar a campanha ‘Starring GREAT Britain’ no Brasil, nosso maior e mais valioso mercado emissor da América do Sul. Com o número de visitantes previsto para crescer 3% e os gastos projetados para aumentar 15% em 2025, nossa campanha está aproveitando o boom do ‘set-jetting’ para impulsionar o turismo do Brasil para a Grã-Bretanha.
Estamos ansiosos para trabalhar em estreita colaboração com os parceiros do setor de turismo no Brasil para inspirar mais viajantes a escolherem a Grã-Bretanha como seu próximo destino e descobrirem por que ela é a verdadeira estrela do show.”
A campanha ‘Starring GREAT Britain’ está sendo amplificada em todos os mercados do VisitBritain, utilizando o grande alcance de seus canais sociais e seu trabalho com o setor de turismo internacional. O conteúdo online direciona os espectadores para um hub de turismo cinematográfico no site global do VisitBritain, com itinerários temáticos baseados em gêneros cinematográficos – de romance a fantasia, de ação a aventura –, incentivando os visitantes a ampliarem seus roteiros, explorando mais destinos regionais e prolongando suas estadias. Um mapa digital conecta os visitantes a locais, atrações e experiências inspiradas no cinema em toda a Grã-Bretanha.
O VisitBritain também está trabalhando em estreita colaboração com o setor de turismo no Brasil para destacar os mais recentes produtos turísticos e experiências inspiradas em filmes e séries, garantindo que esses atrativos façam parte dos roteiros dos futuros visitantes. Uma variedade de recursos também está disponível para o setor no site corporativo do VisitBritain, com imagens inspiradas em locações de filmes e séries, roteiros com produtos disponíveis para reserva por agentes de viagem e produtos disponíveis na VisitBritain Shop.
Como parte do evento ‘Showcase Britain’ do VisitBritain realizado no início deste ano, sete importantes agentes de turismo do Brasil participaram de visitas educacionais personalizadas inspiradas em filmes e séries na Escócia, explorando os mais recentes produtos turísticos e experiências para promovê-los nos mercados internacionais.
O VisitBritain também está colaborando com a British Film Commission para impulsionar o turismo cinematográfico em todas as nações e regiões do Reino Unido. O turismo e as indústrias criativas são setores em crescimento. A capacidade do Reino Unido de sediar grandes produções de cinema e TV, juntamente com sua oferta de produção de classe mundial, expande a variedade de experiências e locações turísticas relacionadas à indústria do entretenimento, impulsionando o crescimento econômico e fortalecendo a imagem da Grã-Bretanha globalmente como um destino para visitar e investir. Pesquisas mostram que aqueles que visitaram o Reino Unido têm 16% mais chances de investir em seus negócios, produtos e serviços.
A campanha ‘Starring GREAT Britain’, parte da campanha GREAT do governo do Reino Unido, foi desenvolvida em estreita colaboração com os órgãos nacionais de turismo da Inglaterra (VisitEngland), Escócia (VisitScotland), País de Gales (Visit Wales) e Londres & Partners.
A previsão mais recente do VisitBritain estima 383.000 visitas do Brasil ao Reino Unido em 2025, um aumento de 3% em relação à estimativa de 2024, com os visitantes gastando £449 milhões em suas viagens, um crescimento de 15%.
Notas para editores:
- O VisitBritain disponibiliza um banco de fotos e vídeos para download, incluindo imagens jpeg da campanha Starring GREAT Britain, em sua ‘Asset Library’. As imagens da campanha podem ser acessadas aqui: https://assets.visitbritain.org/join-teambox?shareCode=20d17b60-221b-438d-8c34-958690e6ccde&isReadonly=true e nossa coleção geral de Filmes e TV aqui: https://assets.visitbritain.org/search?f%5BcollectionTags%5D%5B0%5D=Themed%20Collections%3EFilm%20and%20TV
- O vídeo completo de lançamento da campanha Starring GREAT Britain está disponível neste link no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=ezrfJus7f3g. Vídeos adicionais de 15 e 30 segundos do filme completo de lançamento da campanha também podem ser acessados em uma playlist no YouTube aqui: https://www.youtube.com/playlist?list=PLQ0zk4tPwKCmd1IbaSW7c3FZ6KmED4kkO
- Uma variedade de recursos também está disponível para o setor de turismo no site comercial do VisitBritain, desde imagens inspiradas em locais e gêneros de filmes e TV, produtos disponíveis para reserva na VisitBritain Shop e itinerários com produtos reserváveis pelo setor.
- A pesquisa mais recente do VisitBritain mostra que, entre os visitantes que consideram uma viagem ao Reino Unido, mais de 9 em cada 10 entrevistados em 20 mercados internacionais demonstraram interesse em visitar um local de filmagem ou TV durante sua estadia.
- Mais informações sobre o trabalho do VisitBritain com a British Film Commission estão disponíveis no site do VisitBritain aqui: https://www.visitbritain.org/news-and-media/industry-news-and-press-releases/visitbritain-and-british-film-commission-sign
- A campanha publicitária criativa ‘Starring GREAT Britain’ foi desenvolvida com a agência criativa Pablo Creative Agency, a agência de mídia OMD Media Agency OmniGOV e a agência global de produção criativa Tag Worldwide.
Sobre o VisitBritain
O VisitBritain é a agência oficial do Governo do Reino Unido encarregada da promoção da imagem de destino e da indústria do turismo da Grã-Bretanha aos consumidores, ao comércio de viagens e aos meios de comunicação social em 21 mercados em todo o mundo, incluindo o Brasil.
Acesse www.visitbritain.com, www.visitbritain.org, www.facebook.com/lovegreatbritain.br