O prato pantaneiro, criado pela chef Ariani Malouf, faz parte do projeto Sabor à Brasileira, da Latam; Agência firmou parceria com a companhia para atrair turistas estrangeiros ao Brasil
Nesta terça-feira (7), quem visitou o estande da Embratur na World Travel Market (WTM), em Londres, pôde conhecer um pouco mais da gastronomia pantaneira. A chef e influenciadora Ariani Malouf preparou um dos pratos típicos da gastronomia pantaneira para a degustação dos participantes de uma das mais importantes feiras do mundo para o setor do turismo.
“Oferecemos um prato bem típico do Mato Grosso: pintado com crosta de baru. Servimos com arroz de côco e banana da terra. Um prato que harmoniza o peixe de água doce, que tem carne macia e quase sem espinhas, com a crosta de castanha de baru”, comentou.
A queniana Mary Kabani elogiou a criação da chef pantaneira e a identidade do sabor brasileiro. “Aqui temos côco, temos peixe, temos vegetais, temos muitos sabores no mesmo prato. É uma gastronomia muito rica e não é muito diferente da nossa africana. Também usamos muita pimenta, mas o sabor aqui é delicioso e leve. A comida é boa e o sabor é o melhor”, avaliou.
O prato servido pela chef faz parte do projeto “Sabor à Brasileira”, da Latam, apresentado no estande da Embratur na WTM Londres. A iniciativa, válida tanto na classe econômica, como na executiva, tem o objetivo de levar a gastronomia brasileira à bordo por diversas partes do mundo. Todos os pratos do projeto são assinados por mulheres que comandam alguns dos mais conceituados restaurantes do país, como as chefs Ariani Malouf, Nara Amaral, Manuelle Ferraz e Débora Shornik.
Parceria
Na última segunda (6), a Embratur e a Latam Brasil assinaram, durante a realização da wtm Londres, um acordo de cooperação técnica com foco no “incremento do turismo internacional e da oferta de serviços aéreos no Brasil”, conforme descreve o texto do acordo. O documento prevê ações conjuntas de promoção internacional dos destinos e voos, de qualificação da experiência dos visitantes estrangeiros com uso de inovação tecnológica, além de ações de estímulo ao desenvolvimento do turismo sustentável no Brasil.
A parceria prevê a execução conjunta de campanhas publicitárias no exterior, a realização de famtours e press trips com operadores turísticos e jornalistas de veículos estrangeiros, a participação de forma cooperada em feiras e eventos de promoção do turismo brasileiro no mercado internacional, além da realização de workshops e outras atividades que possam aumentar a visibilidade e atrair turistas estrangeiros para o Brasil.
“Essa parceria é muito especial porque mostra a compreensão de que o turismo é instrumento da construção de um outro modelo de desenvolvimento, sustentável e comprometido com a agenda climática. Vamos trabalhar juntos para ampliar a malha aérea, melhorar a experiências dos estrangeiros que vem ao Brasil e tornar nossos destinos mais competitivos tendo como pilar a sustentabilidade. Nosso objetivo é tornar nosso país referência na promoção do turismo de forma ambientalmente e socialmente responsável”, disse Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
“O turismo é uma força econômica poderosa e precisamos desenvolver esta vocação do Brasil. Estamos aqui para colaborar com nossa conectividade, inovação e agenda de sustentabilidade, para sermos cada vez mais a porta de entrada do mundo em nosso País”, afirma Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil.
WTM
A World Travel Market (WTM) Londres seguirá até a próxima quarta-feira (8). A expectativa é que a presença do Brasil na feira traga novas oportunidades de negócios para o trade de turismo e influencie o mercado mundial durante o próximo ano, já que o evento é considerado um dos mais influentes para o cenário de viagem e turismo internacional. Outro importante foco é a reconstrução do relacionamento com o trade britânico.
A Embratur está com 51 expositores e apresenta o Brasil como um destino preocupado com a sustentabilidade, a inclusão, a democracia e a responsabilidade social.