Notícias

5 cidades turísticas no Brasil para visitar sem carro

De cidades históricas a orlas de praias; é possível turistar pelo Brasil sem precisar se preocupar com trânsito e estacionamento.

Viajar é um dos maiores prazeres da vida, e nada melhor do que poder conhecer lugares e curtir novas experiências sem pressa e com mais tranquilidade. No Brasil, existem diversos destinos onde é possível apreciar a cultura local sem ter que se preocupar com roteiros fechados, ou mesmo as condições de trânsito, estradas e estacionamentos.

Abaixo destacamos alguns locais onde é possível realizar uma viagem tranquila e sem carro:

Tiradentes

Uma das cidades mais charmosas de Minas Gerais. Faz parte do roteiro Ciclo do Ouro e possui uma arquitetura colonial que encanta qualquer visitante. A viagem pelo Centro Histórico pode ser feita a pé ou em uma charrete, ideal para quem visita o local com idosos ou crianças. A comida é impecável e ainda dá para aproveitar um banho de cachoeira que fica ao redor da cidade. Os principais pontos turísticos da cidade são: o chafariz de São José, o Museu Padre Toledo e as Igrejas Matriz de Santo Antônio e Igreja de Nossa Senhora das Mercês dos Pretos.

Ouro Preto

O destino mais visitado pelos turistas de Minas Gerais e uma das cidades históricas mais bem conservadas do país. Para quem quer entender um pouco mais sobre o Ciclo do Ouro no Brasil colonial, é imprescindível parar no local e visitar as inúmeras igrejas e museus da cidade. O ideal é caminhar a pé pela cidade, por conta dos diversos morros e das ruas de pedra. Para quem for ficar um pouco mais por lá, hospedar-se em um dos casarões coloniais contribui para uma experiência completa. 

Goiás Velho

Embora para chegar à primeira capital de Goiás seja melhor por carro, recomenda-se que a visita à cidade seja feita a pé, devido às ruas do Centro Histórico serem feitas de pedras e bloquetes. Aproveite para visitar o Museu das Bandeiras, a Igreja da Boa Morte, a Igreja do Rosário, o Museu de Cora Coralina e o Instituto Biapó. Para refrescar o calor, nada melhor do que banhar-se no Rio Vermelho, no Largo da Carioca, que também fica no centro da cidade. 

Curitiba

Além de ter uma das melhores estruturas de transporte público do país, Curitiba é atravessada por ciclovias, dando opções variadas aos turistas de como visitar a cidade. É possível visitar todos os pontos turísticos da cidade pedalando, seja com uma bicicleta comum ou uma bicicleta elétrica. Dentre os principais locais para se visitar, pode-se citar o Museu Paranaense, o Museu Oscar Niemeyer (MON), a Ópera de Arame, o Museu Botânico e os diversos parques da cidade, como o Parque Tanguá e o Tingui.

Gramado

Destino de muitos recém-casados, devido ao ar romântico da cidade, Gramado é outro local ideal para quem pretende fazer uma viagem tranquila. Embora a cidade tenha muitas vinícolas ao redor, dá para fazer um roteiro pelo centro apenas caminhando pela Borges de Medeiros, uma das principais vias locais. Pode-se passear pela Rótula das Bandeiras, Rua da Torta, Palácio dos Festivais, Rua Coberta, que é um charme, e o Largo da Borges. 

Crédito da foto: Pixabay