Notícias

Viagens curtas despontam como opção de lazer em ano de poucos feriados prolongados

Opção por viagens curtas e aos finais de semana, além de uma ótima opção para descontrair e relaxar, ajudam a fomentar o turismo e a economia local

Aproveitar o ano de 2024, com sua escassez de feriados prolongados, para viajar dentro do próprio estado ou estados vizinhos é uma oportunidade para os brasileiros explorarem destinos diversificados e menos conhecidos. Com poucos feriados prolongados e alguns deles caindo nos fins de semana, as viagens curtas aos sábados e domingos ganham destaque como uma maneira de desfrutar o tempo livre de forma proveitosa.

Esse cenário oferece aos brasileiros a oportunidade perfeita para conhecer a diversidade de destinos que o país oferece, dentro dos próprios estados ou em localidades vizinhas, segundo a conselheira da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati), Letícia Pineschi. “A falta de feriados prolongados não deve ser motivo para não viajar, pelo contrário, é o momento perfeito para tirar do papel aquela viagem a locais próximos que, justamente por serem de fácil acesso e proximidade, acabam ficando para depois”, afirma.

Ela explica ainda que, com toda a infraestrutura disponível para o transporte público interestadual, a viagem de ônibus se torna a melhor opção para explorar esses destinos de forma acessível e econômica. Além disso, viajar de ônibus contribui para o fortalecimento do turismo interno brasileiro e o desenvolvimento das economias locais.

E as viagens de ônibus voltaram a cair no gosto dos brasileiros. De acordo com dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), no primeiro trimestre deste ano mais de 10,5 milhões de pessoas viajaram de ônibus em empresas regulares, o que significou um aumento de 50,7% em relação ao mesmo período de 2023. O destaque ficou com o mês de janeiro, quando o número de passageiros passou de 2,6 milhões para mais de 4 milhões. A expectativa da Abrati é que essa tendência se mantenha e que 2024 tenha resultados melhores que 2023.

De norte a sul do Brasil, existem cidades esperando para serem visitadas. Todos os destinos que foram destaques na Revista Tendências do Turismo 2024 – Lençóis Maranhenses (MA), Curitiba (PR), Costa Verde do Rio de Janeiro, Salvador (BA) e Maceió (AL) – são acessíveis em viagens de ônibus e oferecem uma variedade de experiências.

Além disso, Balneário Camboriú, Joinville e Florianópolis também destacam o Estado de Santa Catarina tanto pelas belezas naturais quanto pelas oportunidades de turismo cultural e de negócios que tem se estabelecido na região. Já as cidades históricas de Minas Gerais proporcionam experiências únicas marcadas pela diversidade de paisagens, culturas, gastronomia e vivências. “Viajar de ônibus para esses destinos permite aos viajantes apreciarem as paisagens, interagirem com diferentes culturas locais e aproveitarem ao máximo cada parada ao longo do caminho”, explica Letícia.

A especialista lembra ainda que para que a viagem seja feita em segurança e com conforto deve-se buscar as empresas regulares de ônibus, pois elas têm autorização da ANTT para fornecer os serviços, cumprindo todas as exigências legais, como por exemplo, o seguro viagem.

ABRATI

A Abrati é uma associação de classe de âmbito nacional que representa os segmentos do transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros. Sua atuação se concentra no aperfeiçoamento da qualidade do serviço, combate ao transporte irregular, melhorias das condições de infraestrutura e apoio nas rodovias, ampliação da segurança, comunicação eficiente, busca de parcerias para soluções de problemas e um permanente esforço pela unidade da classe.

Crédito da foto: Pixbay