Notícias

A importância de meninos e meninas brincarem de casinha

Uma das brincadeiras mais comuns entre as crianças, o incentivo pode trazer uma série de benefícios para o desenvolvimento das crianças

(Créditos: iStock)

Como é de conhecimento geral, brincar é essencial para o desenvolvimento de uma criança. Certas brincadeiras ajudam a reproduzir algumas situações do dia a dia, auxiliando a criança a interpretar o mundo real e compreender como deve proceder em determinadas circunstâncias, mas sempre de uma forma lúdica e divertida.

“Brincar de casinha” é um marco na vida de várias crianças, seja menino ou menina. Esta brincadeira é uma das mais indicadas e importantes. O incentivo para brincar de casinha pode ajudar a criança em vários aspectos.

Ao brincar de casinha, além de incentivar a imaginação, as crianças conseguem explorar diversas situações – muitas vezes, baseadas até mesmo no que é visto em casa, como se fosse um espelho.

Com essa imaginação, narrativas e histórias são criadas, o que contribui muito para o desenvolvimento intelectual. Nessas histórias, inclusive, as crianças também conseguem aprender a tomar decisões e fazer escolhas, o que é ótimo para exercitar a independência e liberdade, além de ensinar como resolver problemas desde cedo.

Brincar de casinha ajuda a desenvolver habilidades sociais, ainda mais se a brincadeira é feita em conjunto, com irmãos, primos, amigos ou até mesmo com os próprios pais. Brincando assim, as crianças aprendem a compartilhar e a saber brincar em grupo, respeitando limites e entendendo como funciona pensar em conjunto. Isso ajuda bastante na formação de relações saudáveis e na construção de uma base sólida para habilidades sociais maduras no futuro.

Reproduzindo situações cotidianas durante brincadeiras assim, as crianças também aprendem a entender como funciona o mundo ao redor. Por exemplo, existem brincadeiras de cozinha ou com bonecas bebê reborn que estão na moda e podem ser ótimas aliadas para brincar de casinha. Assim, as crianças conseguem compreender mais o mundo que as cerca, além de se sentirem muito mais incluídas.

Seja com meninos ou meninas, brincar de casinha ajuda a desenvolver habilidades emocionais também. Isso porque as crianças conseguem entender como cuidar de alguém, por exemplo, e qual a importância de ter cuidado e responsabilidade desde cedo. Emoções como responsabilidade, empatia e amor ao próximo conseguem ser extremamente cultivadas em brincadeiras desta forma.

Mesmo que pareça uma simples diversão, vai muito além disso. Incentivar a imaginação brincando de casinha e trabalhar estas atividades exerce, principalmente nas idades onde o desenvolvimento está mais acelerado, a criar indivíduos empáticos, independentes e que sabem lidar com emoções.

Além disso, as brincadeiras de casinha também proporcionam um ambiente seguro para as crianças explorarem e expressarem suas próprias emoções. Ao assumirem diferentes papéis e interagirem com seus “personagens”, elas têm a oportunidade de praticar a comunicação efetiva e o gerenciamento de conflitos de forma construtiva.