Notícias

Chef Yves Saliba leva a Cozinha Mineira Contemporânea para a Feira dos Campeões da Veja Comer & Beber, em São Paulo

Evento que ocorre de hoje até o domingo, 22 de outubro, reúne os principais chefs do Brasil, que vão servir pratos, petiscos, sobremesas e drinques a um público esperado de 5 mil pessoas.

Chef Yves Saliba – Foto Victor Schwaner

O chef Yves Saliba representará Minas Gerais na 5ª Feira dos Campeões da Veja Comer & Beber, em São Paulo. A ação é do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de MG – Codemge. O evento acontece até domingo, 22/10, no Rooftop do Allianz Parque, e reúne os principais nomes da gastronomia paulistana, em 19 estandes de estabelecimentos premiados pela curadoria da revista, além do convidado mineiro.

Yves Saliba irá cozinhar ao lado de nomes como os chefs Alex Atala (D.O.M. e Dalva e Dito), Erick Jacquin (Président), Luiz Filipe Souza (Evvai), Carlos Bertolazzi (Zena Cucina), em uma seleção de petiscos, pratos, sobremesas e drinques que representam um recorte importante da gastronomia brasileira atual. Reconhecido por sua gastronomia contemporânea e criativa, Yves preparou um cardápio de inspiração mineira para surpreender o público visitante: um arroz caldoso de costela defumada com quiabo tostado, e um croquete de canjiquinha com costelinha. Sabores mineiros clássicos que virão em versões leves e elegantes, mas com a potência famosa da cozinha de Minas.

“Elaboramos dois pratos que vão representar bem a cara da gastronomia mineira contemporânea junto aos principais chefs do país. É uma cozinha que se ancora e reverencia a tradição, mas que traz técnicas e referências diversas para transformar os pratos e criar novos, de modo a enriquecer a experiência do comensal, e expandir nossa cultura alimentar”, explica o chef.

Cozinha Mineira Contemporânea

A participação de Yves Saliba no evento é representativa da Cozinha Mineira Contemporânea. Essa é uma vertente que se baseia na valorização dos ingredientes locais e regionais aliada à busca pela inovação, ampliando o repertório gastronômico a partir do exercício da criatividade. O legado da cozinha mineira clássica é preservado, mas a ele são combinadas técnicas e formas de apresentação que possibilitam a criação de novos pratos, os quais demonstram o diálogo da tradição mineira com a atualidade e com outras culturas.

Promover e dar visibilidade à Cozinha Mineira Contemporânea é uma das prioridades do Governo de Minas, a partir das ações do programa Mais Turistas, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo. A iniciativa revela a importância do setor para o fortalecimento da atividade turística e para a geração de emprego e renda. “Dados da Pesquisa de Demanda Turística, divulgada em 2022 pelo Observatório do Turismo, apontam que a experiência gastronômica é uma das principais motivadoras da atividade turística no estado, cuja produção de queijos, vinhos, cachaças, cervejas, azeites e cafés atrai cada vez mais visitantes e estimula a inventividade nos bares e restaurantes da capital e do interior. O nosso trabalho visa consolidar a cozinha mineira, seja na versão clássica ou contemporânea, como uma  política de Estado”, pontua Leônidas Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo.

À frente do restaurante Per Lui, em Belo Horizonte, Yves desenvolve em sua cozinha um verdadeiro laboratório criativo de gastronomia, onde guia sua equipe a soltar a imaginação sem amarras, em busca de equilíbrio, elegância, potência e sabor. O resultado disso são menus contemporâneos, trocados periodicamente, com uma fusão de referências variadas e que vão da gastronomia mineira, às orientais, latino-americanas, cozinha de rua e mais.

Sobre o Per Lui,

Com menos de dois anos de existência, o restaurante Per Lui, já é referência em Belo Horizonte por sua experiência gastronômica assinada pelo chef Yves Saliba. A casa funciona exclusivamente em formato de menu degustação, com cardápios sazonais de cozinha contemporânea e a proposta de um serviço que vai além da comida para contar uma história que mexe com todos os sentidos.

O restaurante é fruto do encontro de Yves e o médico e restaurateur Victor Hugo Barcelos. Os dois se conheceram no auge da pandemia, quando o chef foi entubado em estado grave de Covid-19, e foi tratado por Victor e sua equipe médica. Com a cura de Yves, veio uma amizade entre os dois e a união de potenciais complementares. Yves Saliba, um chef brilhante que guardava o sonho de ter um restaurante onde pudesse explorar toda a sua criatividade na cozinha. Victor Hugo, um médico dedicado, apaixonado por gastronomia e viagens, que também tinha o sonho de ter seu espaço de alta gastronomia, com a influência dos mais de 100 países que já visitou.

Sobre o Chef Yves Saliba

Iniciou sua trajetória na lanchonete de sua família, a Dona Empada, de 2007 a 2011. Em 2012, abriu sua própria lanchonete, na Fumec pós-graduação, e que deu origem à marca Cantina do Chef, que chegou a 10 unidades, até 2020. Também esteve à frente dos restaurantes Topo do Mundo e Cozinha Criativa, em BH, e Villa D’Amélia (1 estrela Michelin), em Benevelo (Itália). Em 2021, se desfez de todos os negócios e tirou um ano sabático. Em abril de 2022, fundou o Per Lui, junto de seu sócio e amigo Victor Hugo Barcellos.

SERVIÇO:

CHEF YVES SALIBA NO STAND DE MINAS GERAIS  NA FEIRA DOS CAMPEÕES DA VEJA COMER & BEBER SP

Até domingo, 22/10

Rooftop do Allianz Parque – SP

Instagram: @perluibh | @saliba.yves | @visiteminasgerais