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A pandemia solidificou cultura do Seguro Viagem

ENTREVISTA
CELSO GUELFI, CEO DA GTA GLOBAL ASSISTANCE

A pandemia claramente contribuiu para solidificar a cultura do seguro viagem no Brasil. Proteção tornou-se palavra de ordem para os passageiros e o trade turístico soube se adaptar rapidamente a esse novo perfil de consumo.

Crédito: Divulgação

Conte-nos de como foi a experiência de mais de 33 anos no mercado de assistência de viagens. Como foram as principais conquistas e os grandes desafios?

Ao longo dos nossos 33 anos de atividades, nos tornamos especialistas na superação de turbulências que afetam a economia e o mercado turístico nacional. E não tem sido diferente no cenário atual.

Os desafios impostos pela pandemia nunca pareceram intransponíveis para mim, acostumado a desbravar horizontes. Foi na década de 1990 que decidi trocar a posição de executivo em uma empresa de logística pela cadeira de empreendedor. Uma época em que viajar era privilégio para poucos, as passagens eram caras e pagar por um seguro viagem não era um hábito corriqueiro devido ao fator custo.

Diante desse cenário e, com olhos no futuro que indicavam um mercado promissor, nasceu a GTA. A empresa estabeleceu como objetivo mudar a cultura de venda das próprias agências de viagem. Para diminuir o valor do produto e, assim, atrair mais usuários, a empresa firmou parceria com seguradoras e propôs a diminuição dos valores pagos para coberturas de sinistros – entre US$ 6 mil e US$ 8 mil –, justamente para viabilizar tarifas mais competitivas.

A receita vingou e a partir daí começamos a convencer as operadoras a incluírem em seus pacotes o seguro de viagem. Foi um período em que desbravamos o segmento.

O contexto da Covid-19 contribuiu para reforçar a conscientização dos brasileiros sobre a importância do seguro viagem. Além disso, as próprias agências mudaram a percepção sobre a importância do produto na hora do fechamento do pacote junto aos clientes

Contamos com um programa de capacitação que contempla treinamentos de 100 a 200 profissionais do setor por semana, justamente para orientá-los sobre as diferentes modalidades e a importância da inclusão desse serviço.

Oferecemos o formato presencial e online do projeto Academia GTA. As capacitações virtuais beneficiaram mais de 8,6 mil agentes neste ano, em um formato dinâmico que virou nossa marca registrada e representou uma resposta eficiente ao distanciamento social.

Quais os benefícios para o Agente de Viagem da empresa possui?

Dispomos de 40 centros operacionais, 300 postos de atendimento, 3 mil funcionários devidamente treinados e em conformidade com as normas da ISO 9001, além de 530 linhas telefônicas com capacidade para 95 mil  chamadas/hora?.

E para o público em geral?

O seguro viagem foi criado para atender as situações de urgência e emergência de passageiros viajando pelo Brasil e/ou no exterior. Baseada nessa premissa, a GTA formou uma rede de prestadores para garantir o melhor atendimento. Como somos uma empresa 100% B2B, temos o agente de viagem como nosso grande cliente e para isso ele precisa ter confiança plena em nossa prestação de serviço

Já foi possível voltas aos níveis de vendas de seguros pré-pandemia (2019). Na pós-pandemia, depois de maior crise sanitária da humanidade nos tempos modernos, quais são as atuais exigências do novo turista internacional?

A empresa retornou ao patamar da pré-pandemia ao obter, em março deste ano, 88% da receita alcançada no mesmo mês de 2019. Hoje, esse serviço já integra mais de 80% dos pacotes turísticos internacionais fechados por meio das agências de viagem parceiras da empresa. Há três anos, o percentual era de 35%.