Notícias

Antônio Claret Guerra recebe homenagem de associação judaica sefardita em Minas

O diretor-geral do JORNAL MG TURISMO, jornalista Antônio Claret Guerra, acaba de ser agraciado com a Medalha “Bicentenário do Término da Inquisicão – 1821-2021”, concedida pela ABRADJIN – Associação Brasileira dos Descendentes de Judeus da Inquisição, fundação privada e instituição com caráter cultural e educativo cadastrada no IBRAM (Instituo Brasileiro de Museu) e mantenedora do primeiro Museu da História da Inquisição no Brasil.

A solenidade de entrega foi durante sessão solene de celebração do aniversário de 10 anos do Museu, realizada no Innovare Eventos, no bairro Castelo, em Belo Horizonte.

Na ocasião, houve apresentação do Grupo Voilã com Shira Ouziel (piano) e Alberto Ouziel (contra baixo acústico), apresentando repertório de músicas sefarditas.

Também ocorreu palestra sobre “Os criptojudeus, os Cristão Novos e a Inquisição no Brasil”, pela Profa. Dra. Suzana Savers, da UNEB (Salvador-BA).

Para o presidente da ABRADJIN e do Museu da História da Inquisição, Marcelo Miranda Guimarães, a escolha do jornalista Antônio Claret Guerra, para ser um dos agraciados, ao lado de apenas 17 personalidades, foi pela “constante publicação, no JORNAL MG TURISMO, de matérias e artigos sobre a história dos cristãos novos, em seu prestigiado veículo que divulga turismo, cultura, meio ambiente e negócios”.

Antônio Claret Guerra possui o Processo 61266/2021, já em pré-aprovação na CIL-Comunidade Israelita de Lisboa, para reconhecimento de sua ascendência judaico sefardita.

A mesma é proveniente da saudosa sra. sua mãe Esther Pinto Guerra, já tendo provada e aprovada sua árvore genealógica que chegou à decima primeira avó, a sra. Izabel Velho, judia proveniente dos Açores e do Porto, que veio para o Brasil, em 1520, fugindo da fogueira da Inquisição, participando da Comitiva do 1º. Governador Geral do Brasil, Martins Afonso de Souza.

As fotos de J.XAVIER, batidas na ocasião, mostram a bela Medalha recebida por Claret, (foto 1), na 2, o presidente do Museu, Marcelo Miranda Guimarães, e o diretor executivo Thiago Miranda Guimarães.