Notícias

BH vai receber o evento Bonen-Kai Matsuri Minas-Japão

2021 vai chegando ao fim com perspectivas melhores do que o ano passado devido a pandemia que temos enfrentado desde o início de 2020. E nada melhor do que fechar esse ano com um evento muito interessante promovido pela Associação de Cooperação em Cultura e Tecnologia Brasil-Japão – ACCTBJ. No próximo dia11 de dezembro, de 17h às 22h, a Associação Mineira de Cultura Nipo-Brasileira (AMCNB), receber o evento Bonen-Kai Matsuri Minas-Japão.

O evento é uma confraternização japonesa que acontece no final do ano, onde as pessoas se despedem dos acontecimentos agradáveis e desagradáveis que tiveram no decorrer do ano e também uma forma de agradecimento pelo convívio com as pessoas. O termo Bonen-kai significa: Bō “esquecer”, Nen “ano”, kai “reunião”.

Crédito da foto (inclusive da foto de capa): AMCNB/Divulgação

Essa primeira edição contará com apresentações culturais japonesas de grupos locais de Taiko, danças e karaokê, diálogos sobre turismo, workshops e, sem deixar de lado a riqueza da gastronomia japonesa que também marcará presença por meio de um espaço gastronômico, com comidas típicas japonesas e mineiras, integrando as culturas, promovendo e incentivando a comercialização de produtos de pequenos comerciantes locais.

Haverá também um Workshop de Origami.A atração principal do dia será uma aula-degustação, com o público presente, que terá como foco a harmonização de queijos mineiros e o sake, contando também a história dessa tradicional bebida japonesa e suas formas de preparo, ensinando também como fazer uma caipirinha com essa bebida. Uma particularidade: durante as celebrações do Bonen-Kai, no Japão, as pessoas consomem a bebida alcoólica em abundância, porém, neste evento, a indicação é que o consumo seja feito com moderação!

O evento tem o intuito de fazer parte da retomada dos eventos presenciais em Belo Horizonte e da Associação Mineira de Cultura Nipo-Brasileira (AMCNB), que promove eventos turísticos, culturais e gastronômicos ao longo do ano, atraindo moradores locais, da RMBH e de outros estados. O patrocínio é da Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Belotur e a organização é da ACCTBJ. Voltado para adultos, o evento é gratuito, mediante retirada de convite pelo Sympla.

Tradição no Japão

No Japão, esses encontros são organizados por empresas, grupos de amigos e acontecem em restaurantes, os Izakayas, em hotéis ou em algum espaço para confraternização. Geralmente nesses Bonen-kais acontecem apresentações de músicas, danças e de karaokê como um dos entretenimentos. Conforme a tradição, os pratos são típicos da gastronomia japonesa e são regados a cerveja e à tradicional bebida japonesa, o sake, acreditando-se que assim as preocupações são eliminadas, prolongando a vida. A festividade é sempre acompanhada de muitas conversas animadas e muitas gargalhadas. Os Bonen-kais se assemelham muito com as tradicionais confraternizações de fim de ano aqui no Brasil.

Programação:

17h às 17h15: Apresentação de Taiko (para abrir o evento com energia positiva)

17h30 às 17h45: Mesa de abertura com presença de autoridades (presençasaguardadas:CônsulGeralHonoráriodoJapãoemBeloHorizonte,Secretário de Cultura e Turismo do Estado de Minas Gerais eRepresentantedaBeloture daACCTBJ).

17h50 às 18h: ApresentaçãodoGrupodedançaODORIdaAMCNB.

18h às 18h30: ParticipaçãodoSecretáriodeCulturaeTurismodoEstadodeMinasGerais e representante da Belotur para fazer uma discussão sobre apromoção do turismo em Belo Horizonte e no Estado de MinasGerais

18h45 às 19h45: Aula-Degustação:harmonizaçãodequeijosmineiroscomsake

20h às 20h30: GuiadeturismofazendoumtourvirtualdestacandoosprincipaispontosturísticosdeBeloHorizonteparaopúblicodoevento.

20h45 às 21h: ApresentaçãomusicaldeTaiko

17h às 21h: Durantetodaaduraçãodoeventohaveráumespaçocomcomidastípicas japonesas e mineiras, no qual o público poderá comprar edegustardepratosdagastronomiajaponesaemineira.

17h30 às 19h30: WorkshopdeOrigami – 50 minutos, sendo duas turmas de 25 pessoas ao longo daprogramação.

Participantes:

·       AMCNB (@amcnb_) – Apresentações Artísticas

·       Patrícia Eda (@patriciaeda) – Oficineira

·       Queijos Senzala (@queijosenzala) – Aula Degustação

·       Carlos Henrique Faria Vasconcelos (@chfvasconcelos) – Aula Degustação

·       Leônidas Oliveira (@leonidas_oliveira_) – Autoridade e Debatedor

·       Gilberto Castro (@gilbertoccastro) – Autoridade e Debatedor

·       TakeshiNishimura @nishimura_takeshi) – Apresentador

Associação Mineira de Cultura Nipo-Brasileira (AMCNB)

A Associação Mineira de Cultura Nipo-Brasileira (AMCNB) foi fundada em 19/09/1958 em Belo Horizonte – MG por iniciativa de alguns membros da comunidade nikkei mineira (japoneses e descendentes residentes em MG). Os quais, se propunham a trabalhar pela preservação e divulgação da cultura japonesa tanto junto a comunidade nikkei como a sociedade brasileira, visando dessa forma preservar a identidade cultural da referida comunidade e concomitantemente fortalecer a relação de amizade entre nikkeis e brasileiros, além de estreitar as relações de intercâmbio cultural, econômica e outras entre o Japão e o Brasil.

TakeshiNishimura (apresentador, karaokê)

TakeshiNishimura, cantor, com participação com premiações como Grand-Pix do Concurso Kodomo-no-Sono, Concurso Brasileiro da Canção Japonesa ABRAC, Prêmio “Consulado Geraldo Japão em São Paulo e apresentação em diversos festivais de cultura japonesa.

Patrícia Mordente Eda (Workshop de Origami)

Formação pelo curso da Origami Kaikan em Shinjuku (Tóquio, Japão). Instrutora de jardinagem e Origami da Fundação Dom Bosco (2002-2010). Instrutora de Origami da Escola Modelo da Língua Japonesa e do Consulado Geral Honorário do Japão (2000- 2008). Decoração de Restaurantes (Nagasaki, Vecchio Sogno, entre outros). Expositora em eventos como Festival do Japão em Minas, Hanami – Morro do Chapéu, CCNN e Casa Aura – Setembro Dourado (2010 – 2020).

Marly Leite (Aula-degustação)

Administradora da Queijaria Senzala, Consultora de produção e qualidade de queijos, ministra cursos de Fabricação e Maturação de Queijos, Análise Sensorial, Degustação Guiada, Cortes de Queijo e Conservação. Palestrante sobre empreendedorismo rural, qualidade do queijo, preservação do produtor rural na fazenda, Produtora do Queijo Senzala que trouxe para o Brasil a primeira medalha SUPEROURO.

Carlos Henrique de Faria Vasconcelos (Aula-degustação)

Biólogo, especialista em Tecnologia Cervejeira e Sommelier de Cervejas. Mestre Cervejeiro da Hofbräuhaus. Consultor especializado em projetos de cervejarias. Sommelier de Cachaças. Barista Iniciante. Coordenador Técnico e Professor do curso de Sommelier de Cervejas da Escola Mineira de Sommelieria. Professor do curso de pós-graduação em Tecnologia Cervejeira da Escola Superior Cerveja e Malte. Professor do curso de graduação em Gastronomia da UNA. Professor do curso de graduação em Gastronomia da Faculdade Arnaldo. Ex-coordenador e ex-professor da pós-graduação em Tecnologia Cervejeira do UniBH (2018 – 2019). Ex-coordenador e ex-professor do curso de Sommelier de Cervejas da ABS Minas (2013 – 2019). Ex-professor do MBA em Gestão Gastronômica e Hotelaria do Senac-MG (2017). Ex-professor da DoemensAkademie, de Munique/Alemanha e do Siebel Institute, de Chicago/EUA nos cursos de formação ofertados pela Academia Barbante da Cerveja (2015 – 2016). Connoisseur (Embaixador) da cerveja Stella Artois em Minas (2013 – 2015).

Serviço:

Data: 11/12/2021

Horário: de 17h às 22h

Local: Associação Mineira de Cultura Nipo-Brasileira (AMCNB) Rua Dom Lourenço de Almeida, n°535, bairro Nova Cachoeirinha, CEP 31250-430 – Belo Horizonte/MG.

Quantidade de público: Limitado a 400 pessoas.

Valor: Gratuito.

Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/bonen-kai-matsuri-minas-japao/1407145

Mais informações: Redes Sociais (Intagram, Facebook) Perfil: @festivaldojapaominas

Acessibilidade: Acesso de pessoas portadoras de deficiências e tradução em libras na realização de palestras e apresentações.

Praça de alimentação: O evento contará com um espaço gastronômico onde serão comercializadas comidas típicas japonesas.

Outras Informações:

·       Local possui área coberta para proteção contra chuva;

·       Tradução em libras e estrutura acessível

·       Todos os artistas e palestrantes farão o teste de COVID-19;

·       Evento contará com medidas de prevenção à COVID-19;

·       Serão respeitados todos os protocolos de saúde vigentes.

·       O público participante deverá apresentar comprovante de vacinação da segunda dose ou de dose única da vacina contra COVID-19 ou resultado negativo para COVID 19 (teste tipo RT-PCR ou Teste Rápido de Antígeno)