Diplomacia e Turismo

Cataratas do Iguaçu

Reza a lenda que um deus planejava se casar com uma bela mulher chamada Naipi, que fugiu com seu amante mortal Tarobá em uma canoa. Com raiva, o deus cortou o rio, criando as cachoeiras e condenando os amantes a uma queda eterna…

E assim teria nascido as Cataratas do Iguaçu, um conjunto de cerca de 275 quedas de água no rio Iguaçu, na bacia hidrográfica do Paraná, localizada entre o Parque Nacional do Iguaçu, Paraná, no Brasil, e o Parque Nacional Iguazú em Misiones, na Argentina, na fronteira entre os dois países, considerada Patrimônio Natural da Humanidade e uma Maravilha Mundial da Natureza.

Ao ver Iguaçu, a ex-primeira-dama dos Estados Unidos, Eleanor Roosevelt, teria exclamado “Pobre Niágara!”. As Cataratas do Iguaçu também são muitas vezes comparadas com as Cataratas Victória, na África Austral, que separa a Zâmbia e o Zimbabwe, mas Iguaçu é mais ampla.

Eu estive agora em outubro de 2022 nas Cataratas e tive o enorme privilégio de ver essa maravilha em alta vazão, talvez uma das maiores da história, com fluxo de 16,5 milhões de litros por segundo, quando o normal é de 1,5 milhão. Passarelas interditadas, passeios de barco cancelados, água barrenta, mas uma cena espetacular e inesquecível, ainda mais para quem se aventura a assistir à força das águas por cima, em um passeio de helicóptero.

O almoço de frente para as Cataratas também foi muito especial, onde você desfruta sua refeição com uma vista maravilhosa e ao som das águas. Um passeio imperdível no Brasil, em uma cidade muito estruturada como Foz do Iguaçu, com muitas opções de lazer para todas as idades, onde você também pode visitar a Hidrelétrica Binacional de Itaipu, o Marco das Três Fronteiras, o Paraguai e a Argentina. Vale muito a visita!

DIVULGAÇÃO