Notícias

CHIPRE FAZ PARTE DA COMMONWEALTH

Turismo Cultural, gastronômico e de praia são atrações principais

Monumento em Agios Lazaros, destaque em turismo cultural
FOTOS CYPRUS DEPUTY MINISTRY OF TOURISM

7- Nicósia é a única capital de um país que está dividida em duas partes: ao norte, a parte turca, enquanto ao sul, a parte grega, separadas pela linha verde – uma zona desmilitarizada ocupada pelas Nações Unidas. A cidade está dividida desde 1974, quando a Turquia invadiu o norte em resposta a um golpe militar na ilha.

8- As línguas oficiais são o turco e uma variante do grego. Porém o inglês é muito falado e bastante entendido.

9- A cultura cipriota é muito rica em tradições históricas. As inumeráveis construções de herança grega e turca constituem verdadeiros tesouros nacionais.

10- O país foi desde tempos remotos um ponto de passagem entre a Europa, a Ásia e África, existindo ainda hoje inúmeros vestígios das sucessivas civilizações (moradias e teatros romanos, igrejas e mosteiros bizantinos e castelos do tempo das cruzadas).

11- Embora seja um país muito moderno nas zonas urbanas, no interior a população ainda vive em aldeias tradicionais, onde muitas famílias continuam fabricando o seu próprio vinho.

12- Lá encontramos uma das mais impressionantes ruínas, tanto por sua conservação quanto por sua beleza e acústica impressionantes, o Teatro Grego Romano que foi originalmente construído no Século 2 dC e que ainda hoje é usado em eventos musicais e teatrais.

13- Chipre é o lar do vinho mais antigo do mundo. De acordo com o Guinness World Records, o vinho Commandaria remonta a 2000 a.C.

14- Apesar de ser um país que sofreu grandes influências gregas e de outras civilizações antigas, a vida cultural de Chipre atualmente demonstra claramente a sua colonização britânica e possui uma grande movimentação de turistas durante o período de verão, onde o calor e sol são muito fortes. A noite também é bastante agitada com vários bares, com ares típicos de “pubs”.

15- O artesanato tradicional é fundamentado nos bordados, na cerâmica e nos trabalhos em cobre.

16- A tradição gastronômica local é formada por inúmeros tipos de pratos: entradas de diferentes tipos, saladas, moussaka, kebabs, peixe fresco, frango e sobremesas como o baklava e os lokoumades (doces orientais embebidos no mel). 

17- Os perfumes mais antigos do mundo foram descobertos no Chipre. Foi uma equipe de arqueólogos italianos que desenterrou os tesouros em 2007, encontrados em Pyrgos. Com mais de 4000 anos, os perfumes foram produzidos com extratos de lavanda, louro, alecrim, pinho e coentro, sendo posteriormente guardados em pequenos frascos translúcidos.

18- Se você está procurando um destino particularmente ensolarado na Europa, saiba que o Chipre pode ser o lugar certo! Esta nação desfruta de impressionantes 320 dias de sol por ano, com apenas 40 dias de chuva em média.

19- Por mais de uma década, o Chipre manteve consistentemente um título bastante invejável; o de ter as praias mais limpas da Europa. Um relatório da União Europeia confirmou que 99,1% das águas balneares cipriotas são de excelente qualidade!

20- Pelo menos 1,5 milhão de gatos vivem no Chipre, o que equivale a pelo menos 300 mil gatos a mais do que pessoas. Na verdade, existem tantos gatos vadios no Chipre que alguns hotéis criaram instalações especiais onde os gatos são alimentados, castrados e monitorados.

21- Aproximadamente 10 mil flamingos param temporariamente para se alimentar no Lago Salgado de Larnaca todo outono durante sua migração para o sul.

22- Chipre foi o primeiro país do mundo a incluir o mapa de seu território em sua bandeira. O mapa da bandeira apresenta uma cor laranja-cobre, simbolizando os grandes depósitos de minério de cobre na ilha, enquanto que os ramos de oliveira significam a paz entre os turcos e os gregos.

24- Segundo a lenda grega, Afrodite (Deusa do Amor) nasceu em território cipriota. Diz-se que ela se levantou do mar em algum lugar entre Paphos e Limassol e se dirigiu para uma formação rochosa agora chamada de “Petra Tou Romiou” ou “Rocha de Afrodite”. Há também um templo em uma vila próxima chamada Kouklia dedicado especialmente a ela.

25- O popular queijo Halloumi é originário do Chipre, embora agora seja um alimento popular em todo o Mediterrâneo. Tradicionalmente, esse queijo é preparado com leite de ovelha e o primeiro atestado da existência dessa delícia láctea pode ser encontrado em um livro de receitas egípcio do século XIV.

26- Confira algumas fotos: https://www.instagram.com/p/CmzETkQMj7k/?utm_source=ig_web_copy_link

Contatos

(+357) 2269-1100

(+357) 2233-1644

(+357) 2233-4696

cytour@visitcyprus.com

Monumento em Agios Lazaros