Notícias

Chipre, no Mediterrâneo, atrai turistas do Brasil e de todo o mundo

Chipre é uma ilha do mar Mediterrâneo, com mais de nove mil km² de extensão e população de 1.229.262 de habitantes. Após uma série de conflitos entre gregos e turcos, seu território se encontra dividido entre essas comunidades, o que inclui a capital, Nicósia. No geral, trata-se de um país com elevado índice de desenvolvimento e economia altamente concentrada no setor de serviços, com ampla participação do turismo.

Bela vista de monumento histórico e cultural, em Agis Agislaou
FOTOS CYPRUS DEPUTY MINISTRY OF TOURISM

Curiosidades:

1- Chipre é uma ilha situada no Mar Mediterrâneo oriental ao sul da Turquia. O norte da ilha foi ocupado pela Turquia em 1974, que então instituiu a República Turca de Chipre do Norte, nunca reconhecida pela ONU.

2- É muito conhecida como a Ilha de Afrodite, a deusa do amor e da beleza, que, segundo a lenda, aí terá nascido.

3- É um país independente, mas depende financeiramente da Inglaterra, de quem se libertou em 1960, mas firmou um pacto que permitiu que a Grã- Bretanha mantivesse nela algumas bases militares.

4- Nicósia, a capital, além de ser a cidade mais populosa, é a última capital dividida por um muro em todo mundo.

5- Por quase 30 anos, cipriotas do lado “grego” não podiam atravessar para o lado norte e vice-versa. Apenas em 2003, a passagem foi liberada.

6- Hoje, cipriotas turcos e gregos podem cruzar a fronteira quantas vezes quiserem. Mas o país não foi unificado e os dois lados ainda estão em conflito, apesar de negociarem um acordo de paz.

A comida de Chipre é considerada deliciosa por turistas internacionais