Notícias

Cinema mineiro ganha site para registrar sua história

hemerotecacinema.org é o endereço eletrônico criado pelo Instituto Humberto Mauro para organizar o acervo do Centro de Estudos Cinematográficos de Minas Gerais (CEC-MG)

O cinema mineiro ganhou um site para guardar sua história e também disponibilizá-la para consulta: o Instituto Humberto Mauro lançou o site hemerotecacinema.org para hospedar os arquivos digitalizados da hemeroteca do Centro de Estudos Cinematográficos de Minas Gerais (CEC-MG). Na Hemeroteca Digital de Cinema: Minas Gerais, o público pode encontrar a maior parte do que a mídia impressa, seja mineira, brasileira ou internacional, publicou sobre a cultura cinematográfica e audiovisual de Minas Gerais, como a produção, o criticismo, a distribuição, a exibição em salas, na televisão e nas plataformas digitais, festivais e mostras, o ensino, o cineclubismo, o jornalismo cultural, o trabalho de cineastas e outros profissionais, a projeção nacional de nossos atores e atrizes, etc. O trabalho foi viabilizado com recursos do Edital Emergencial Aldir Blanc “Boas Práticas em Museus, Centros de Memória e Bibliotecas Comunitárias”, do Ministério do Turismo/ Governo do Estado de Minas Gerais, no qual o Instituto foi contemplado.

“Temos um vasto acervo, reunido durante várias décadas, que conta muito ou quase tudo da história do cinema e do audiovisual mineiros. O material é constituído de mais de 8.000 documentos do acervo hemerográfico do CEC e do Instituto Humberto Mauro, recolhido ao longo de 70 anos ou mais, em jornais, revistas e outras publicações de Minas Gerais, do Brasil e de outros países. O público poderá consultá-lo pela internet para leitura e pesquisa”, explica Victor de Almeida, diretor executivo do Instituto Humberto Mauro e coordenador do projeto.

Crédito: Lourenço Veloso 

“Através do site, o público poderá saber o que foi publicado sobre a atividade cinematográfica desenvolvida por profissionais mineiros a partir de matérias jornalísticas publicadas em veículos de comunicação do Estado, do país e internacionais. Poderão acessar o conteúdo os cinéfilos, pesquisadores, professores, profissionais e outros interessados. Os usuários fazem a consulta no site e podem, em seguida, ter acesso ao arquivo original, que será enviado ao interessado por e-mail”,  explica o produtor editorial Lourenço Veloso, que produziu e desenvolveu o site com a colaboração da designer Mitiko Mine, que criou a marca do projeto e o layout da página hemerotecacinema.org.