Notícias

Como se preparar para promoções-relâmpago de passagens aéreas

Além de terem regras próprias, ofertas exigem flexibilidade e atenção dos viajantes na hora de pesquisar

(crédito: divulgação istock)

Fim do ano chegando e muita gente já começa a pensar em viajar, principalmente nas férias de dezembro e janeiro, seja com família, amigos ou até sozinho, no tradicional “mochilão”. É o momento de ficar de olho nas passagens aéreas nacionais e internacionais, sem esquecer de se preparar para as ofertas-relâmpago e promoções.

Em tempos de crise, inflação e perda de renda, poucas pessoas podem gastar muito com passagens, que, dependendo do destino, costumam ser bem caras, além de oscilar de preço com frequência.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os preços subiram 28,17% em setembro, maior aumento em um ano, e ultrapassaram muito as estimativas dos analistas. Mesmo com o recuo recente no querosene de aviação, as passagens aéreas acumulam alta de mais de 36% em 2022.

Ainda assim, quem viaja ou trabalha no setor afirma que existem algumas manhas que podem ajudar na busca por uma passagem mais barata, como as promoções-relâmpago, que são ótimas opções nesses momentos. Apesar de nem sempre serem para o destino escolhido ou na data planejada, elas ajudam bastante a economizar.

Com o aumento da demanda na reta final do ano, as companhias aéreas criam estratégias para atrair clientes. Presentear usuários, programando promoções em dias ou meses específicos e preencher poltronas de voos que não estão totalmente ocupados são ações comuns das empresas.

Como funcionam

Manter-se atualizado e pesquisar com frequência na internet faz a diferença para comprar passagens com promoção-relâmpago, já que esse tipo de oferta não fica disponível por muito tempo. Vale a pena esmiuçar detalhadamente diferentes sites, aplicativos e redes sociais das principais companhias. É preciso ter paciência para encontrar.

Buscar valores antecipadamente dá uma ideia do preço médio da passagem, o que ajuda a identificar uma promoção, de acordo com o blog Em Algum Lugar do Mundo. Essas promoções, em geral, não são feitas sem regras que devem ser obedecidas pelo consumidor. Desta maneira, é preciso ler os descritivos antes de qualquer compra.

No espaço reservado para essas orientações, deve-se procurar entender os trechos aéreos permitidos, considerando ida e volta, datas dos voos mais baratos disponíveis, limite de bagagens e inclusão de outros serviços, como aluguel de carros

Alterações de destino, rota, escala, data e horário acontecem frequentemente e fazem parte das características das promoções-relâmpago. Portanto, os viajantes precisam estar abertos a mudanças e flexíveis dentro de suas limitações. Fazer uma listinha com os lugares que desejar, a fim de estar preparado para possíveis promoções imprevisíveis, pode ser útil.

Outra recomendação importante é tomar bastante cuidado ao clicar nesses serviços, fornecendo dados pessoais, como CPF, telefone e número de cartão de crédito, por exemplo, para não cair em golpes, uma vez que os benefícios tendem a ser muito atrativos e podem enganar