Notícias

Conheça cinco cidades mineiras para morar

O momento da mudança nunca é fácil para ninguém. E não estou falando do ato em si, mas, ao selecionar um local para se mudar, precisa levar em consideração uma série de fatores, principalmente se você tiver uma família.

Porém, se você estiver de mudança para o estado de Minas Gerais, é muito provável que você estará fazendo uma excelente escolha. Isso porque, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, em 2022, o estado foi eleito entre os 10 melhores estados para se morar.

Isso porque há bons níveis de educação, segurança, saúde e até mesmo de mercado de trabalho, porque no estado existem muitos concursos abertos em MG, o que acaba sendo uma excelente oportunidade para quem quer estabilidade.

Por isso, separamos aqui as 10 melhores cidades para se morar em Minas Gerais. O método utilizado será o Índice de Desenvolvimento da Gestão Municipal (IDGM) e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) estabelecido em 2022.

Praça da Liberdade
DIVULGAÇÃO/STOCK

Nova Lima

Com um IDH de 0,813, é uma das melhores cidades para se morar no estado mineiro. Localizada a cerca de 23,4 km de Belo Horizonte, tem belas paisagens e uma excelente culinária.

Com seu ar urbano-rural, Nova Lima proporciona muito conforto para seus moradores, graças ao seu comércio bem desenvolvido, incluindo até mesmo algumas das melhores cervejarias do país, para quem gosta de programas mais noturnos.

Belo Horizonte

A capital do estado está na 9ª posição do IGDM na categoria saúde, além de ser a 15ª melhor cidade para se viver no Brasil. Todo seu planejamento foi feito pelo engenheiro e urbanista Aarão Reis, o que acaba proporcionando uma qualidade de vida invejável.

Além disso, ela é um polo tecnológico em ascensão, além de um dos maiores centros econômicos do país, e isso acaba deixando o mercado de trabalho bastante aquecido.

Contagem

Eleita a 6ª melhor cidade mineira para se morar, também está na 37ª posição de melhor município para se viver no país. Com uma excelente infraestrutura, ela possui bairros e comércios bem desenvolvidos.

Como ela não é muito grande, acaba não oferecendo muitas dificuldades para locomoção. Sem contar que ela faz parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte, o que acaba sendo um fator ainda maior para quem escolhe essa região para morar.

Uberlândia

Ocupando a posição de 17ª na área de saneamento e sustentabilidade, ainda é considerada a segunda melhor cidade mineira para se viver. Com seus imóveis com baixo preço, oferece uma boa infraestrutura, além de investir bastante em educação, saúde e desenvolvimento, oferecendo uma qualidade de destaque no estado.

Além disso, Uberlândia conta com uma série de programas culturais para seus moradores. A cidade conta com quatro escolas de samba, além de eventos e festas tradicionais em épocas como o Carnaval, por exemplo.

Montes Claros

Entre as 9 melhores cidades de Minas, ela é a 26ª melhor cidade para se viver no país. Montes Claros se destaca pelo seu desenvolvimento agrícola, agropecuário, além de ser um polo estudantil.

Ela é bastante conhecida por seu Ensino Médio, cursinhos preparatórios e universidades renomadas. Fora a área de saúde, com algumas clínicas e profissionais de destaque que agem na região.