DOS ENVIADOS ESPECIAIS À EUROPA, VIA TAP
O Château Corton C., localizado na rue d’Aloxe-Corton, foi construído no final do século XIX no sopé da colina de Corton, no local de edifícios antigos (antes do século XVIII) assentes numa magnífica adega abobadada. Século 15.

Listado como monumento histórico, o Château Corton é o monumento mais fotografado da Borgonha depois dos Hospices de Beaune.
A história da viticultura da Borgonha está gravada nas suas pedras… O Château Corton C, emblemático da vinha da Borgonha, vigia a colina de Corton com um olhar atento há muitos séculos. Uma terra onde o excepcional convive com o maravilhoso.
Os seus magníficos azulejos nas cores da Côte-d’Or moldam a paisagem vinícola com requinte e elegância.
Videiras
A história conta que no século VIII, o imperador Carlos Magno possuía uma vinha de aproximadamente 3,5 hectares na atual propriedade Corton-Charlemagne, atrás do castelo.
Diz a lenda que o imperador carolíngio plantou a videira com Chardonnay para não manchar a barba. O vinho de Corton, esta incrível colheita que encantou as maiores cortes da Europa, tocou também Voltaire que lhe permaneceu fiel durante toda a sua vida.
Terrois excepcionais
A vinha de sete hectares estende-se pelas prestigiadas denominações de Corton, Corton-Charlemagne, Meursault, Volnay, Pommard, representando um total de 13 denominações.
Degustação
As diferentes denominações do Château Corton C são apresentadas na nossa adega de degustação. Continuando a partir da adega, um corredor pavimentado conduz a uma soberba adega abobadada do século XV.
Velhas colheitas que datam de 1928, legado do primeiro proprietário da quinta, Pierre André, são ali cuidadosamente preservadas como memória.

FOTOS OZÓRIO COUTO