Notícias

De praias a museus: conheça o tipos de turismo e suas particularidades

Cada modalidade aborda locais e tipos de atividades diferentes; o que ajuda turistas a decidir próximos destinos

(crédito: divulgação istock)

Para os muitos tipos de viajantes, existem variados tipos de turismo, que contemplam desde o descanso até aventuras mais radicais. Levando isso em consideração, o Ministério do Turismo realizou uma segmentação que considera aspectos geográficos, esportivos, históricos, culturais, etc., para definir quais tipos de turismo existem. Embora feita, a definição não quantificou de maneira exata quantos tipos de turismo existem, mas elencou os mais usuais. 

Vale ressaltar que o turismo é uma das atividades da economia que mais sofre modificações ao longo do tempo, uma vez que se molda à demanda dos turistas e às expectativas deles. Posto isso, é essencial conhecer quais os tipos de turismo e qual categoria compreende melhor os anseios daqueles que pretendem viajar, conhecer lugares novos ou até mesmo apenas passar um fim de semana fora de casa.  

Ecoturismo

A atividade é definida como o turismo realizado de maneira sustentável, valendo-se da natureza para cativar os turistas, preservando os lugares e promovendo ações e experiências sustentáveis para aqueles que buscam essa modalidade de turismo. Hotéis fazenda, atividades ao ar livre, rios, lagoas, cachoeiras e pousadas são boas indicações para o turista que gosta dessa modalidade. No Brasil, a Chapada Diamantina, na Bahia, figura como um dos melhores destinos para o ecoturismo.  

Turismo de estudos 

Este turismo é destinado àqueles que querem aprender novas línguas, estudar em um país diferente ou apenas conhecer mais sobre a cultura de um novo local. Geralmente, estudantes são mais adeptos ao turismo de estudos – ou intercâmbio –, em função de graduação, mestrado e doutorado. Nesse caso, o turista investe nos estudos e no crescimento pessoal ao ter a possibilidade até mesmo de participar de projetos sociais. Dentre os locais mais procurados para o turismo de estudos, estão Nova Zelândia, Paris e Londres. 

Turismo rural

O turismo rural é bastante procurado pelas pessoas que pretendem desconectar-se da vida urbana e buscam relaxamento e paz no campo. Nesse tipo de turismo, atividades como andar a cavalo, comidas feitas no fogão à lenha, contato com os animais e café da manhã recheado de frutas à disposição fomentam a vivência do turismo rural. A experiência acontece por meio da relação com o campo. Cabaceiras, na Paraíba, Gravatá, em Pernambuco, e Venda Nova do Imigrante, no Espírito Santo, são os destinos mais procurados para esse turismo.

Turismo de aventura

Para aqueles que gostam de adrenalina, há também o turismo de aventura, onde as atividades incluem trekking, rapel, asa-delta, rafting, arvorismo, entre outras atividades radicais. Esse tipo de turismo é indicado para quem pretende conhecer os próprios limites, de modo a estar sempre se desafiando e explorando novas aventuras. De acordo com o relatório feito pelo US News & World Report, o Brasil figura como o melhor destino de turismo de aventura do mundo.

Turismo cultural

Trata-se do turismo cuja curiosidade do turista é saber mais sobre o patrimônio histórico do local visitado, prezando pela cultura e visitando museus, feiras artesanais, oficinas artísticas, centros históricos, entre outros. Esse tipo de turismo contempla diversas personalidades, uma vez que é diverso e passível de conhecer catedrais, galerias de arte, sítios arqueológicos e tudo que seja relacionado a arte e cultura, relacionando também a troca com as pessoas que moram nesses pontos turísticos, como é o caso das cidades de São Luís, no Maranhão, e Olinda, em Pernambuco. As passagens para Recife, bem como para São Luís, podem ser facilmente encontradas na internet, o que facilita a busca dos viajantes que se deslocam de outro estado para conhecer as cidades.