Notícias

Desvendando a Inteligência Artificial

Entenda como ela pode auxiliar os negócios e a economia brasileira

Um recente estudo conduzido pela Microsoft e realizado pela Edelman revelou que a Inteligência Artificial (IA) está rapidamente se tornando uma presença significativa nos negócios das micros, pequenas e médias empresas (MPMEs) em todo o Brasil. A pesquisa constatou que 74% das MPMEs brasileiras já utilizam a IA em seus negócios, demonstrando um aumento notável em comparação com anos anteriores. Esse número reflete a crescente conscientização sobre as tecnologias de IA e sua importância para impulsionar a eficiência e a inovação nos negócios.

De acordo Alexandre Rodrigues, gestor, CEO e cofundador da Wizzi, plataforma de inteligência artificial que oferece sugestões de destinos personalizados e roteiros únicos para cada viajante, com sugestões de voos, hospedagens e passeios agilizam e enriquecem as experiências de uma viagem, à medida que a tecnologia de Inteligência Artificial se torna mais acessível e integrada, as empresas estão reconhecendo seu potencial para transformar operações e impulsionar o crescimento. “A IA agiliza processos e enriquece as experiências dos clientes, proporcionando soluções personalizadas e eficientes”, conta.

O estudo revelou ainda que a adoção da IA é especialmente pronunciada nas empresas do ramo de tecnologia, onde 85% delas relataram progresso na incorporação dessa tecnologia em suas operações. Além disso, as empresas “nativas digitais” estão liderando o caminho, com 78% delas priorizando a IA em suas estratégias empresariais, em comparação com 53% das empresas “não nativas digitais”.

À medida que as MPMEs brasileiras aumentam seus investimentos em IA, também estão reconhecendo os desafios associados à sua implementação. Dificuldades como custo e acesso à tecnologia, bem como a necessidade de contratar e capacitar talentos com habilidades nessas novas tecnologias são algumas das preocupações mencionadas pelos líderes empresariais. “No entanto, podemos observar uma maioria das empresas comprometida em superar esses obstáculos, reconhecendo os inúmeros benefícios que a IA pode oferecer, incluindo ganhos de eficiência, melhorias no atendimento ao cliente e redução de custos operacionais”, acrescenta.

Como a IA continua a desempenhar um papel cada vez mais central nos negócios e na economia brasileira, a capacitação e a qualificação da força de trabalho tornam-se essenciais. Investimentos em treinamento e desenvolvimento de talentos são importantes para garantir que as empresas possam aproveitar ao máximo o potencial da inovação ao mesmo tempo que permanecem competitivas em um ambiente de negócios que enfrenta mudanças frequentes.

Sobre Alexandre Rodrigues 

Alexandre Rodrigues é empreendedor e pai. Possui formação em direito e é autodidata em planejamento e investimentos financeiros. Cursou também dois MBA’s, sendo um em Gestão Empresarial e o segundo em Finanças pela FGV. Além disso, é Alumini da Singularity University.  Com 20 anos de experiência em administração e gestão, implementa de forma inovadora estratégias gerenciais e organizacionais. No turismo, possui mais de 15 anos de experiência. Para mais informações, acesse o Linkedin.

Sobre a Wizzi

A Inteligência Artificial Wizzi entrega destinos e  roteiros personalizados, sugestões de voos, hospedagem, passeios levando em consideração o orçamento do viajante. Além disso, oferece dicas do que fazer e onde comer no destino, minimizando o estresse e maximizando as opções de lazer ao programar uma viagem.

Para mais informações, acesse o site ou pelo instagram @wizzi_turismointeligente.