Notícias

Dicas de Passeios Ecoturísticos em Canela com a Tour Fácil

Assim como Gramado, Canela também faz parte da lista de destinos turísticos da Serra Gaúcha mais visitados no Brasil.

O motivo? Além de ser uma das cidades mais charmosas da região, Canela é repleta de parques e atrações ecoturísticas imperdíveis.

Portanto, há muito o que fazer em Canela, principalmente se você é um amante da natureza com alma aventureira.

Pensando nisso, a TourFácil.com.br separou várias dicas de passeios em meio à Natureza, com atrações sem igual que vão tornar a sua viagem inesquecível.

Confira abaixo!

Tour Fácil dá a dica: os Melhores Passeios Ecoturísticos de Canela

Canela está localizada na Região das Hortênsias, uma área da Serra Gaúcha, que junto com Gramado, é um dos principais destinos turísticos brasileiros da região.

Isso porque a cidade é rodeada de pinheiros por toda a cidade, matas e parques naturais e temáticos, além de jardins e praças por toda parte.

É por isso que a qualidade de vida da cidade é tão valorizada, tornando a cidade uma das melhores opções para a prática do ecoturismo.

Além disso, Canela é famosa pelo seu clima serrano e eventos culturais, como os espetáculos de música, dança e teatro, como o espetáculo temático do Sonho de Natal.

Para completar, a cidade oferece uma rede hoteleira abrangente, que inclui desde pequenas pousadas a hotéis de luxo, todos muito charmosos e confortáveis.

Dessa forma, todo mundo pode aproveitar todas as atrações da cidade sem se preocupar com nada.

E pra ficar ainda mais fácil o planejamento da viagem, a agência de turismo Tour Fácil pode cuidar de tudo pra você, além de dar essas dicas de passeios eco turísticos imperdíveis enquanto estiver visitando a cidade.

Dá só uma olhada!

1. Mirante Laje de Pedra

O Mirante Laje de Pedra fica dentro do Parque Laje de Pedra, que conta com ruas arborizadas, lagos e belos jardins, que conduzem o visitante ao mirante. 

Ele fica próximo ao antigo Hotel Laje de Pedra, de onde é possível apreciar uma bela vista das montanhas e do Vale do Quilombo.

2. Parque da Serra

O Parque da Serra faz parte de uma área de preservação onde se instalaram bondinhos aéreos em meio à natureza, com duas opções de desembarque: uma primeira estação na parte superior com uma trilha até o espaço “Esculturas que Falam” e o seu mirante; e uma segunda estação que leva ao mirante para o cânion na área frontal da Cascata do Caracol e para o Vale da Lageana.

3. Parque Fazenda da Serra

O Parque Fazenda da Serra, possui uma área de 4 milhões m², por onde se espalham belas paisagens junto a inúmeras atividades que possibilitam vivenciar um pouco mais da cultura gaúcha através das vestes, músicas e comidas típicas no local.

Além disso, o parque possui excelente estrutura com piscinas, quadras de tênis, futebol e vôlei de areia, uma cancha de bocha, pista de cooper, além de restaurante, entre outras coisas para desfrutar.

4. Parque e Cascata do Caracol

O Parque do Caracol abriga a atração nº 1 de passeios ecoturísticos de Canela: a Cascata do Caracol, um verdadeiro cartão postal da cidade.

A cascata possui uma queda de 120 metros de altura além de mirantes e uma escadaria com 934 degraus levando até a sua base, que fica abrigada entre a mata preservada e trilhas ecológicas para caminhadas.

O parque também conta com infraestrutura de churrasqueiras, mesas, banheiros, restaurante e lojas de artesanato.

Além disso, pode-se visitar o Observatório, em forma de torre de 30 metros de altura e um elevador panorâmico que sobre até uma plataforma envidraçada de onde se tem uma vista panorâmica de 360 graus da Cascata do Caracol e do parque.

Os visitantes também podem passear de trenzinho até a Vila dos Imigrantes, que vai contando a história da imigração do sul do país.

5. Parque da Ferradura

O Parque da Ferradura é outro local que se destaca por conta dos mirantes que dão vista para o Cânion do Rio Caí. O nome do parque é justamente uma homenagem à curva do rio em formato de ferradura.

É possível fazer trilhas pelo parque até os mirantes e ainda desfrutar de áreas com infraestrutura de lanchonete, playground, churrasqueiras e sanitários.

Além disso, a grande atração é o Skyglass, uma plataforma de vidro que avança 35 m para dentro do cânion e ainda oferece duas atrações: o mirante de vidro sobre o penhasco e um brinquedo chamado “Abusado”, logo abaixo a 360 m de altura.

6. Parque do Pinheiro Grosso

O Parque do Pinheiro Grosso foi criado para preservar a Araucária centenária monumental (de 700 anos) descoberta na década de 70.

A árvore possui cerca de 48 metros, com diâmetro de 2,75 m e uma circunferência de 7,5 m a 1,2 m da sua raiz. É mesmo um espetáculo da natureza poder estar perto de uma beleza dessas.

7. Parque das Sequoias

O Parque das Sequoias foi criado a partir de uma coleção de coníferas que foram trazidas para substituírem os pinheiros que já haviam na região.

Hoje essa coleção é uma das maiores do mundo, principalmente a de Sequoias, que têm em torno de 60 anos e mais de 35 m e 1,5 m de diâmetro. 

8. Parque da Cachoeira

O Parque da Cachoeira fica no Passo do Inferno, ao lado de uma ponte de ferro, que oferece além da vista para a cascata do rio Cará, com 35 metros de queda, várias opções de trilhas, um poço para mergulhar, algumas atividades como tirolesa, rapel, escalada, pêndulo na ponte, cavalgada.

É possível acampar por lá ou se hospedar em cabanas (aluguel). Uma opção de passeio com hospedagem bem bacana para quem deseja passar mais tempo em contato com a natureza.

9. Ecoparque Sperry – Cachoeira da Usina

O Ecoparque Sperry fica dentro de uma reserva de Mata Atlântica, banhada por três arroios: Quilombo, Trombão e Cristal, que juntos formam diversas cachoeiras. 

A maior de todas elas é a “Cachoeira da Usina”, no Arroio do Quilombo, que possui 45 metros de queda, e acesso na sua base e no mirante superior, com o restaurante Bêrga Mótta.

10. Parque Estação Verde

O Parque Estação Verde Adventure fica em meio à mata nativa da região, oferecendo diversos espaços para caminhadas e esportes radicais, além de um lago e vários animais.

Entre os esportes que podem ser realizados no parque podemos citar: Trekking ou Trilha Orientada; Rally Extreme (com réplicas dos jeeps); Pacote Abismo Radical (caminhada + travessia + rapel); Paintball; Circuito de Aventura (tirolesa + travessia de pinguela + muro de escalada + rapel); Tirolesa Superman; além de passeio de pônei, charrete e cavalo.

Créditos: rm3digital.com