Notícias

Do talento à residência: Explorando os vistos EB-1A e EB-2 NIW para profissionais estrangeiros nos EUA

Esportes, ciências, artes ou negócios. Não importa a formação, mas se você é um profissional qualificado e sonha em morar nos Estados Unidos, então tem potencial para conseguir o Green Card EB-1A ou EB-2 NIW.

Foto divulgação

O visto EB-1A, também conhecido como “Visto de Imigrante de Habilidade Extraordinária” é um tipo de visto de imigrante nos Estados Unidos projetado para estrangeiros que demonstraram habilidades extraordinárias em suas respectivas áreas. Ele faz parte da categoria EB-1 (Employment-Based First Preference) do sistema de vistos de imigrante dos EUA, que é reservada para imigrantes com habilidades excepcionais.

O CEO da Xplore Immigration Law Firm, Andreas Perdicaris, que é um escritório presente em território americano e que auxilia imigrantes nesse processo de mudança, explica melhor o que é esse tipo de visto: “Essa categoria é voltada para pessoas que possuem habilidades excepcionais em suas áreas de atuação, como ciência, arte, educação, esportes, negócios ou outras áreas similares.Para se qualificar para o Green Card EB-1A, um indivíduo deve demonstrar realizações significativas e reconhecimento substancial em sua área. Isso pode incluir prêmios, reconhecimentos, publicações, contribuições inovadoras, evidências de liderança e outras formas de destaque que mostrem que a pessoa está entre os melhores em seu campo”.

Já o visto EB-2 NIW (National Interest Waiver) é um tipo de visto de imigrante nos Estados Unidos destinado a estrangeiros que possuem habilidades excepcionais em suas áreas e cuja presença nos Estados Unidos é considerada de interesse nacional. O EB-2 NIW faz parte da categoria EB-2 (Employment-Based Second Preference) do sistema de vistos de imigrante dos EUA.

Perdicaris ressalta: “O processo de solicitação de um EB-2 NIW envolve a preparação de um conjunto de documentos que comprovem os critérios mencionados acima. Isso geralmente inclui cartas de recomendação, prêmios, publicações, currículo detalhado e uma petição apresentada ao Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS)”.

O que torna o EB-2 NIW e o EB-1A especiais é que eles permitem que os candidatos obtenham um visto de imigrante sem a necessidade de uma oferta de emprego específica de um empregador dos EUA e sem a necessidade de passar pelo processo tradicional de certificação de trabalho (Labor Certification), que geralmente é exigido para vistos de emprego baseados em EB-2, principalmente.

É importante notar que o processo de obtenção desses vistos imigratórios podem ser complexos e exigir a apresentação de evidências substanciais para comprovar a habilidade extraordinária do candidato. Geralmente, isso envolve a preparação de um extenso conjunto de documentos de apoio e a apresentação de uma petição ao USCIS.

Para auxiliar nesse processo, empresas como a Xplore Immigration Law Firm prestam serviços jurídicos a cidadãos estrangeiros, imigrantes e empresas nos Estados Unidos em questões de imigração. O escritório está localizado em Washington/DC e é composto por uma equipe multifuncional qualificada para prestar o serviço de assessoria e consultoria imigratória.

“A Xplore Immigration prova para famílias e profissionais de diversas origens que o sonho americano é possível. A cada dia, nossa equipe mostra que os serviços e responsabilidades de imigração alcançam o sucesso pleno de nossos clientes. Independentemente da finalidade de morar nos EUA ser temporária ou permanentemente, nós garantimos resultados”, finaliza Andreas Perdicaris.

O CEO da Xplore Immigration Law Firm estará abordando t esse tema durante o Encontro de Negócios das Américas (Econ), que acontecerá no mês de novembro, nas cidades de Natal, João Pessoa, Recife e Brasília.